Peças para download

Download de peças de teatro

Baixe centenas de peças teatrais: desde autores clásicos até novos dramaturgos. E publique suas peças também.

Acessar

O mundo da arte

mundo da arte - artigos teatrais

Artigos, notícias e matérias especiais sobre o mundo do teatro e da arte em geral. Aqui você encontra sua revista online e multimídia.

Acessar

Quando se vê a peça em cartaz, o livro publicado, a peça escrita, não se imagina o quão duro foi o trabalho de criação até que se chegasse ao resultado final. As noites em claro atrás da palavra perfeita, os ensaios intermináveis até a interpretação ideal, mas quase ninguém leva isso em conta.

O processo de criação é como a gestação de um filho e a tarefa árdua de conceber um trabalho bacana é por muitas vezes desgastante. É a idéia que emperra. É a emoção que não se consegue atingir. Ás vezes, quase que com o trabalho pronto, se percebe que não é bem aquilo que se buscava e tem-se de recomeçar. Não é fácil!

Não estou discutindo a questão da qualidade, ás vezes as pessoas concebem coisas ruins mesmo, mas nem por isso, não tiveram um trabalho duro de criação, mesmo que o resultado final mostre uma total falta de criatividade ou falta de talento. Mas, tem gente que não tem jeito pra coisa, mas isso é assunto para outro dia.

A questão é que todo trabalho artístico passa por um processo muito duro de criação, na maioria das vezes, extremamente exaustivo. É a idéia que não vem. É a palavra que não encaixa. É o gesto que não combina com a personagem, o andar, o se portar, o sotaque, nada combina. São muitas idas e vindas até o produto final, por mais simples que ele seja.

Só que muitas pessoas, depois do espetáculo em cartaz, do livro pronto, da peça escrita, fazem comentários monossilábicos ou críticas do tipo não gostei disso, não gostei daquilo. Tudo bem que a crítica pode falar o que quiser e o artista deve e tem de estar sempre preparado para recebê-la, por pior que seja, mas no mínimo, tem de se respeitar o duro trabalho de criação que o artista teve.

Mas é dificílimo alguém notar e comentar ou mesmo levar em conta, todo esse trabalho duro de criação que o artista tem de passar, não importando qual será o resultado final da arte produzida. Trabalhar com a criação é muito mais complicado do que possa parecer. Até mesmo se tratando de um simples artigo como este.

Por isso, sempre que for assistir a um espetáculo, for ler um livro ou uma peça de teatro, tenha em mente o quão duro o artista teve que dar até chegar ao ponto final, mesmo que na sua opinião o resultado tenha sido uma droga. Lembre-se sempre que sem que se haja o trabalho duro de criação, não se terá nenhum produto artístico, nem bom, nem ruim. 

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar