Quem quer faz de conta?

Está cada vez mais difícil convencer as crianças, que cheias de informação e mergulhadas num oceano de tecnologia, se distanciam mais e mais das brincadeiras de faz de conta. Hoje entretê-las com a magia de uma história não é tarefa das mais fáceis. Antenadas nas novidades tecnológicas, são poucas às que se deixam seduzir por um pouco de fantasia. Mas no fundo, toda criança, ainda que sozinha em seu quarto, brinca de casinha, conversa com a boneca, e se menino, pilota velozmente o seu carrinho.

 

Mas a criança de hoje em dia, gosta ou não gosta do faz de conta? Hoje e sempre. Criança que é criança, sempre vai viajar na fantasia de uma bela história. Talvez, a maneira de se colocar, ou de transmitir o seu faz de conta, é que seja o grande problema, principalmente em alguns espetáculos infantis, que ainda insistem em tratar criança como um ser não pensante e, ao invés de levar magia e fantasia, as aborrecem, que incomodadas em suas cadeiras, não param quietas e não viajam no faz de conta.

 

Fazer a realidade parecer uma fantasia e usar elementos de conhecimento da criança, devem ser levados em consideração na hora de escrever uma história, e a construção de uma história que estimule a perspicácia da criança, ou que a coloque em posição de igualdade com a personagem, pode facilitar a aceitação e o seu embarque no seu faz de conta. Essa brincadeira com o imaginário deve sempre ser estimulada.

 

Mesmo que a criança se mostre reticente quanto a se envolver no faz de conta, ás vezes por conta de outras crianças, ou por querer se mostrar mais crescida do que já é, atores e atrizes precisam usar de todo os seus talentos para chamar a atenção da criança e fazê-la se envolver na magia e na fantasia. Quem faz de conta que interpreta, não consegue convencer a criança de como é bom brincar de faz de conta.

 

Mais e mais fica claro que tratar criança de qualquer jeito, não faz sucesso e nem dá ibope. Criança quer se sentir importante e, de fato, ela é importante. E quando você consegue trazer a criança para viajar no mundo da magia, da fantasia, do faz de conta, você encontra a verdadeira pureza do que é ser criança, tanto, que até você se esquece de seus padrões de comportamento e também embarca de corpo e alma na brincadeira.

 

Então, se você quer saber quem quer faz de conta? Eu lhe digo: Toda criança quer faz de conta, mesmo que muitas sempre insistam em não querer. E quem faz de conta que criança não dá importância às brincadeiras de faz de conta, nem imagina o que está perdendo. Pois, mesmo com toda informação e toda a dificuldade em convencer uma criança a embarcar numa boa e velha viagem do faz de conta, quem tenta, saberá o quanto esse esforço, vale a pena.