Peças para download

Download de peças de teatro

Baixe centenas de peças teatrais: desde autores clásicos até novos dramaturgos. E publique suas peças também.

Acessar

Comunidade teatral

Comunidade de teatro

Divulgue seu currículo ou procure atores para seu projeto e também troque conhecimento com outros profissionais da área.

Contactar

O mundo da arte

mundo da arte - artigos teatrais

Artigos, notícias e matérias especiais sobre o mundo do teatro e da arte em geral. Aqui você encontra sua revista online e multimídia.

Acessar

Longe dos bancos escolares, posso apostar que são poucas as pessoas que têm o conhecimento em que dia se comemora o folclore brasileiro, mas por outro lado, arrisco com toda a certeza, que a maioria sabe o dia em que os americanos (e nós, por tabela) comemoram o seu "halloween".

Por que a valorização de uma data que nada tem a ver com a nossa cultura?

Uma análise fria da situação, mostra que a falta de valorização das nossas raízes e da nossa cultura popular como um todo, acabou deixando uma lacuna que foi sendo preenchida (com a ajuda do comércio, diga-se de passagem) por outra cultura, transformando uma data tipicamente americana, mais importante do que o dia em que se comemora nosso folclore.

Acho que está mais do que na hora de se fazer um movimento de valorização às nossas lendas, aos nossos "causos populares". É hora de se fazer chegar á maioria da população, a necessidade de se manter viva nossa cultura popular, para que nossa história não se perca pelo caminho. É chegada a hora do governo incentivar a comemoração desse dia, buscando assim, um resgate cultural.

Cada Estado, cada Cidade desse país, tem suas lendas, sua cultura, sua raízes, e todas elas juntas, foram e são importantes para a construção de uma identidade cultural. Mesmo que você seja descrente das histórias do Lobisomem, da Mula-sem-cabeça, do Saci-Pererê, do Neguinho do Patoreio, da Vitória Régia e de tantas outras que povoam o imaginário popular, elas, de uma maneira ou de outra, influenciaram e influenciam sua formação, mesmo que você diga que não.

Se temos uma data em que podemos comemorar a grandiosidade de nossa cultura popular, por que não fazemos? Não basta apenas que a comemoração seja feita no âmbito dos bancos escolares, há de se fazê-la em todo o país, nem que para isso, num primeiro momento, institua-se o "feriado nacional do folclore brasileiro".

A preservação de nossas lendas é fundamental para que não percamos nossa identidade e para que possamos nos diferenciar culturalmente de outras nações. Então, que cada brasileiro, faça do dia 22 de agosto, um verdadeiro dia de festa em comemoração a nossa cultura popular.