Terça Insana e o YouTube

Ontem foi o último dia de apresentação do Terça Insana em Belo Horizonte, em sua turnê nacional "Ventilador de Alegria". O grupo certamente é um dos melhores grupos (se não for o melhor) de humor do teatro brasileiro da atualidade.

A excelente direção de Grace Gianoukas, somada ao talento dos atores e aos textos inteligentes e certeiros que os fazem sair definitivamente da lista de "besteirol barato", transformam sua comédia Stand Up num espetáculo digno de elogios (e muita risada).

O grupo surgiu há 5 anos em São Paulo e permanece até hoje apresentando todas as terças-feiras no Avenida Clube. A cada temporada troca-se elenco, textos e personagens para se formar, como eles mesmos dizem, um "liquidificador de talentos".

Mas a fama rápida a nível nacional aconteceu recentemente, quando suas apresentações começaram a ser vendidas em DVD. Assim, inevitavelmente, foi parar no YouTube.

Muito se discute sobre essa forma de de divulgação gratuita e por vezes até muito mais eficaz do que qualquer outra publicidade. Será que por já ter visto gratuitamente no YouTube, a pessoa não vai querer pagar 30 ou 60 reais para assistir novamente no teatro? No caso do Terça Insana, pode-se perceber na platéia um enorme número de pessoas que estavam ali justamente porque conheceram o grupo pelo site de vídeos e estavam na expectativa de ver ao vivo aquilo que elas já haviam visto no YouTube.

Houveram três personagens que estão presentes no DVD que se reapresentaram nessa temporada novamente, o que causou a prova final do efeito YouTube. Antes do personagem começar a falar, boa parte da platéia já sabia quem eram e o que iriam fazer e ainda sim gritavam frenéticos por estarem assistindo ao vivo. Todos riram de novo.

Os próprios atores fazem piada com isso. Exemplo disso é uma personagem de Grace Gianoukas que fala "pra quem ainda não assistiu o YouTube e não me conhece..."

O grupo foi vítima de pirataria virtual, mas não deve estar insatisfeito com isso, pois boa parte de sua fama nacional hoje se deve à essa "pirataria". Já a gravadora do DVD...

Claro que houve uma pequena frustração do público quando perceberam que não estavam mais no elenco atores como Marcelo Mansfield e Octávio Mendes, que foram os mais acessados no site de vídeos com personagens como "Seu Merda", "Irmã Selma", "Maria Botânica", "Estressado (Eu fico puto)" e outros.

Mas essa frustração foi muito bem remediada com o talento e criatividade do novo elenco. O grupo em geral é composto de pessoas competentes que conseguem sustentar um espetáculo de mais de duas horas com admirável maestria.

Outro detalhe interessante é que são capazes de usar tudo o que têm disponível para fazer piada. Os avisos antes do terceiro sinal, por exemplo, onde todos estão acostumados com aquelas mensagens caretas de patrocínio e instruções de educação, surpreende o público, eles passam a mensagem desejada, mas fazendo piada "...Quem ainda não desativou seu celular junto à operadora, faça-o imediatamente. E para àqueles de menor poder aquisitivo, por favor desliguem os Beeps!..."

Terça Insana é um espetáculo que merece ser visto. Para acompanhar as datas e cidades de sua turnê, pode-se acessar o site do grupo: www.tercainsana.com.br.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar