A aposta no novo

Todos sabem que quase tudo nessa vida está atrelado ao fato de se ter experiência. Se não tem experiência, as chances são mínimas, para não dizer quase nenhuma. Isso é voz corrente em quase todas as atividades. Até entendo que existam certas atividades onde quanto mais experiência, melhor. Mas, será que quando se fala de arte essa experiência é mesmo fundamental?

Como no futebol, que para mim também é arte, mesmo que muitos brucutus queiram fazer parecer que não, o talento que brota dos pés de tantos garotos recém saídos da adolescência é capaz de encantar à todos e a tal falta de experiência não chega a fazer falta, assim, também acredito que no mundo das artes, seja lá qual for, música, teatro, cinema, o talento é que deve ser a aposta.

Por que será que é tão difícil apostar no novo? São sempre poucas, quase escassas, as chances para que algum nome novo possa mostrar o quanto é capaz. Quantas bandas de garagem chegaram ao estrelato ao serem uma aposta de alguém que enxergou ali, em jovens adolescentes sem a mínima experiência, o brilho do talento? E quantos artistas totalmente desconhecidos do grande público, alcançaram o sucesso, pois mesmo sendo nomes novos, mostraram possuir enormes talentos?

Quando alguém resolve apostar em um nome não conhecido do grande público, mesmo que em muitas das vezes ele não seja assim tão jovem e nem tão novato e lhe dá uma oportunidade, quase sempre acaba sendo surpreendido, pois o retorno é quase líquido e certo, até porque, o talento não se mede pela experiência que se tem, muito menos pelo fato de se ser um mero novato.

Acho que a aposta no novo sempre é salutar, pois acaba revigorando, estimulando e dando uma nova direção para algo que andava estagnado. Assim acontece na música, no futebol, algumas vezes no cinema, volta e meia em alguns setores das artes cênicas e em momentos raros na televisão. Por isso, não importa o quanto se seja novato, ou o quanto se tenha de experiência, o que importa é que apareçam pessoas dispostas a arriscar no talento.

Que o talento seja sempre reconhecido e que o novo seja cada vez mais a aposta.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar