Em busca da oportunidade

Tenho ouvido muita gente reclamando que faltam oportunidades para novos autores de novelas. Será que falta mesmo? E será que tem espaço para tanto autor de novelas assim? Por que será que tem tanta gente querendo ser autor de novelas? Será que é por que gostam de escrever, ou apenas por que querem ficar famosos? Essas perguntas intrigam os meus pensamentos.

Vivem reclamando por oportunidades. Ora, a oportunidade é a gente que faz. Se em toda a profissão cada qual é obrigado a sair à luta, por que que para ser autor de novelas precisa-se que alguém lhe dê alguma oportunidade? Aliás, em se tratando de novelas, onde o funil é por demais estreito, é preciso muito mais que uma simples oportunidade para poder fazer parte de uma novela, mesmo que seja como colaborador.

Acho que está existindo uma grande confusão entre ser um autor de novelas e gostar do gênero "novelas", pois um autor de novelas é acima de tudo um contador de histórias e histórias podem ser contadas de mil e uma maneiras e não dependem única e exclusivamente do formato novela de televisão. E quem acha que só será feliz escrevendo novela, na verdade não gosta de escrever, quer mesmo é aparecer.

Não adianta viver sonhando com a oportunidade de ter uma chance de ser um autor de novelas e passar os dias escrevendo sinopses e mais sinopses na esperança de que um dia elas sejam lidas por alguém famoso e influente, assim, só está desperdiçando a oportunidade de construir um trabalho de verdade, um trabalho que o leve de fato, até a tão sonhada oportunidade.

Peças de teatro, roteiros de cinema, livros, poesias, textos em blogs, tudo isso, pode parecer que não, mas pode ser o seu passaporte para a conquista do tão sonhado posto de autor de novelas. Todo autor precisa ter um trabalho construido e solidificado em alguma área da escrita, isso é fato. Ninguém é só autor de novelas, pelos menos eu não conheço ninguém que se apresente como escritor de sinopses.

Acho que quem busca uma oportunidade, deve fazê-la através de seu trabalho, pois é ele que despertará a atenção das pessoas responsáveis em contratar autores de novelas. E não adianta ficar implorando oportunidade quando não se tem nada para mostrar, pois somente sinopses não são suficientes para demonstrar o quanto se é capaz de encabeçar um projeto tão caro.

A chave de tudo é e sempre será o trabalho, por isso, além de sonhar, faça por onde tornar o sonho realidade, porque a oportunidade pode bater a sua porta e você não estar preparado para ela.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar