O teatro e a mídia

Venho percebendo através das solicitações que recebo pedindo autorização para montagem de textos de minha autoria, que o teatro está presente em todas as cidades, até mesmo nas mais longínquas e distantes cidades, o que me remete a pensar, que de certa forma, o teatro sofre de um grave problema, a falta de apoio da mídia.

Se existem pessoas procurando levar cultura através do teatro, mesmo em pequenas cidades, isso mostra que de alguma maneira, o teatro é popular, sim, pois se fizermos uma pesquisa pelo país, os números serão surpreendentes. Então, o problema da popularização do teatro é puro abandono da mídia.

O dia que houver uma massificação da mídia abrindo espaço para o teatro, com certeza haverá uma mudança de comportamento na população que será notada a olho nu, pois a mídia não tem idéia de quantas pessoas estão envolvidas com o teatro por todo país, seja de forma amadora ou profissional.

Acho que a mídia não dá o tratamento que o teatro merece, são poucos os veículos de comunicação que abrem espaço para falar dessa arte, a não ser quando tem alguém famoso envolvido no projeto, mesmo assim, não tem a mesma abertura que a música tem. É certo que com a internet, o teatro tem conseguindo de alguma maneira, um espaço maior para a divulgação, mas nada se compara com o poder que toda a mídia tem. Já pensou a mídia trabalhando de verdade a favor do teatro?

Parece que o teatro é o primo pobre da família, sempre rejeitado, que precisa viver de esmolas, de favores, mas que volta e meia é lembrado quando se quer mostrar algum trabalho com comunidades carentes e a importância do teatro na melhoria da vida daquela comunidade. Será que o teatro só é bom mesmo apenas como instrumento social? Se a mídia sabe da importância do teatro na vida das pessoas, por que lhe dá esse tratamento?

A população é ávida por teatro, não é difícil perceber isso, basta ir a qualquer apresentação onde a entrada seja grátis. As pessoas conhecem e gostam de assistir a um espetáculo de teatro, o que acontece é que muitas vezes, por não ter o espaço merecido, o espetáculo acaba não sendo divulgado e se perde a oportunidade de aproximar ainda mais, o teatro da população.

Talvez se a mídia desse um espaço maior para o teatro, não teríamos que testemunhar o sacrifício de vários abnegados, que têm sempre de implorar com um pires na mão, por patrocínios e apoios, para poderem levar o teatro ao encontro da população. 

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar