Teatro ou Espetáculo?

Pode parecer que não, mas existe uma enorme diferença entre uma peça de teatro e um espetáculo teatral, mesmo que muitos nem percebam, aliás, ás vezes, até quem participa de um ou de outro não se atenta para essa diferença e acha que está fazendo um quando na verdade está fazendo o outro. Mas, podem apostar, essa diferença existe.

Uma peça de teatro, seja ela, infantil, ou adulta, apresentada no palco, ou na rua, se caracteriza por mostrar algo muito maior, não no sentido da grandiosidade cênica, mas sim de maior na essência teatral, pois o que deve ser levado em conta quando da montagem de uma peça de teatro, é o trabalho do ator, a história que se quer contar, necessita-se de um trabalho mais apurado. Em uma peça de teatro a preocupação está no conteúdo do texto e na interpretação do ator.

Já quando se trata de um espetáculo teatral, a coisa é concebida de uma outra forma, se leva mais em conta o efeito visual, preocupa-se com um cenário bonito, com a sonoplastia, o figurino e é justamente a mistura desses elementos que acaba encantando o espectador, até mesmo em detrimento do texto e das atuações.

Não que um seja melhor e o outro pior, são apenas diferentes. O que deve ser feito é se atentar na proposta e na concepção artística que o diretor ou grupo de teatro quer dar a apresentação. Muitas vezes o foco é de se fazer um espetáculo grandioso, outras vezes, opta-se pelo trabalho de conteúdo. Aí reside a tal diferença.

Essa é uma diferença que passa despercebida pelo público em geral, pois nós que estamos envolvidos com a arte, sabemos que a maioria não tem uma cultura no teatro para fazer esse discernimento e portanto, isso não lhe faz a menor diferença, mas nós precisamos estar atentos para isso.

Mas, não podemos montar uma peça de teatro com ares de espetáculo? Claro que sim! Só que para isso, precisamos primeiramente definir o que queremos, se dar prioridade a uma história de conteúdo contundente onde as interpretações são mais importantes que o cenário, figurino, ou sonoplastia, mesmo que todos eles sejam grandiosos, ou se optamos para a grandiosidade cênica ao invés do conteúdo dramático.

É claro que na soma de tudo, seja a apresentação de uma peça de teatro, ou de um espetáculo teatral, o mais importante é fazer chegar ao público geral, um pouco mais de cultura.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar