Teatro Infantil não é brincadeira

Engana-se quem pensa que fazer teatro infantil é fácil. Fazer teatro infantil é mais complicado do que possa parecer. Teatro infantil não é brincadeira, há de se ter muito cuidado quando se prepara uma peça de teatro infantil. Quem pensa em começar fazendo teatro apresentando um espetáculo infantil porque acha que não vai precisar de muito trabalho de ator, com certeza terá mais trabalho do que achou que teria.

Criança não engole caras e bocas, se o espetáculo não lhe agradar, ela vai perturbar a sessão, pedir para ir ao banheiro, vai ficar correndo pela platéia, vai ficar chorando. Ou será que ninguém presenciou as ceninhas que as crianças fazem quando não gostam de um espetáculo?

Não adianta apostar que apenas o lúdico, a fantasia, a magia de um espetáculo, convence uma criança, não convence,não. Criança é uma das mais temidas críticas teatrais, se ela gostar do espetáculo, não vai querer saber se o pai ou a mãe gostou, ela na certa, vai pedir que eles a leve outras tantas vezes, mas se não gostar, aí, sai debaixo, é capaz até de não conseguir terminar a sua apresentação.

Uma outra coisa que deve ser levada em conta é a questão da formação de público. Não basta justificar a montagem de um espetáculo infantil argumentando que a apresentação servirá para formar o público de amanhã, criança exige qualidade, não se pode usar desse propósito e sair montando um espetáculo de qualquer jeito.

Um trabalho realmente bem cuidado em todos os detalhes, cativará sim a criança, fazendo-a sempre pedir que alguém lhe leve para assistir uma peça de teatro, e é dessa maneira que formar-se-á a platéia do futuro. O Teatro Infantil já é tão desprestigiado, por isso, quanto mais seriedade na hora de produzi-lo e apresentá-lo, melhor será a contribuição para que diminua cada vez mais esse desprestígio.

Sei que ás vezes pode parecer mais fácil produzir um espetáculo infantil, mas acho que se deve pensar duas vezes antes disso, pois, a brincadeira é muito séria e a tarefa de agradar uma criança é árdua, podem a postar. Adulto engole qualquer coisa, mas criança, essa não é de engolir sapo, nem se depois ele virar um príncipe no final.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar