O dom de aprendiz

Como tudo nessa vida, o teatro também necessita de muito estudo e esse estudo precisa ser continuo. O artista que acha já saber de tudo, acaba ficando pelo caminho, pois chegará um momento, em que não interessará o quanto ele tem de talento e de experiência, o que importará mesmo é saber se esse artista, pratica o seu dom de aprendiz.

Não é só porque já subiu em um palco, que já recebeu um ou mais prêmios, que possua até uma certa visibilidade ou que seja de certa forma famoso, que o artista disponha de conhecimento suficiente e definitivo de sua arte. O aprimoramento de sua arte precisa fazer parte de sua rotina, até mesmo para que ele possa reciclar as idéias e as técnicas que aprendeu até então.

A sede de conhecimento deve acompanhar toda a vida do artista e ele precisa estar disposto a reservar parte de seu tempo para aprimorar o seu conhecimento, seja teórico ou prático, e assim, se tornar um artista cada vez melhor.

Muitas vezes, o artista necessita dispor de mais tempo estudando e se aprimorando, do que exercendo a sua arte. Quem pensa diferente, com certeza enfrentará sérias dificuldades e dificilmente prosseguirá exercendo a sua arte, a menos que não se importe com as críticas que venha a receber.

Não pensem que teatro é fácil, pois não é. Não pensem que teatro é só aquilo que se assiste quando se abrem as cortinas. Teatro levado a sério, como uma carreira, exige a mesma disposição que é dada a qualquer outra profissão e nem sempre os esforços são reconhecidos.

O dom de aprendiz é bem mais importante do que o dom para arte, pois só o talento não sustenta a carreira de um artista, ele precisa sempre, lançar mão do seu dom de aprendiz. O artista precisa ter em mente que o conhecimento é a ferramenta que pode fazer a diferença entre uma carreira de sucessos e uma outra de fracassos, afinal de contas, aprender nunca é demais.

Por isso, procure praticar mais o seu dom de aprendiz, para que o dom que você tem para sua arte, realmente faça a diferença.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar