Os espetáculos individuais

Há uns tempos atrás, espetáculos com um único ator em cena eram somente os classificados como monólogos, não que ele caíram em desuso, eles continuam sendo encenados, visto que, volta e meia, algum ator famoso sai em temporada mostrando o seu espetáculo individual. Mas, hoje em dia, vem crescendo uma outra forma de espetáculos individuais, que diferentemente dos monólogos, não são apresentados apenas em teatro.

Esses espetáculos, geralmente baseados em esquetes, e apresentados por ator, que na sua maioria, possuem uma grande veia cômica, e uma boa halibidade de dramaturgia, têm feito muito sucesso em casas noturnas, bares e pizzaria, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Sinais dos tempos? Acho que não! Apenas uma alternativa que os atores encontraram para poderem exercer sua arte e conseguirem sobreviver de uma forma digna, diante de tanta falta de apoio que se tem, principalmente quando se pensa em montar um espetáculo teatral.

Muito embora o seu formato se assemelhe muito mais a um show do que a um teatro propriamente dito, nesses espetáculos individuais, os atores têm a chance de mostrarem o quanto são talentosos, conquistando um público cativo, e o tão sonhado reconhecimento.

Como o que importa é a arte e o exercício do ator se faz necessário sempre, esses espetáculos individuais fazem muito bem ao ator, e não deixam de ser uma boa alternativa para o público que não tem o hábito de freqüentar um teatro.

Talvez, esse seja apenas um movimento momentâneo, algo que o ator tenha sido obrigado a “inventar” a fim de encontrar uma alternativa viável para sua arte, e que com certeza, lá no fundo, só tem uma função, fazer do ator, o que de fato ele é, uma caixa de ressonância do mundo em que vive.

Portanto, enquanto o apoio for limitado e disponível apenas à uma minoria, que o ator possa então, levar sua arte da forma que puder e da maneira que quiser, pois é certo que assim, o ator fortalece sua interpretação, e com os constantes exercícios de improviso sempre presentes nesses esétáculos individuais, se aprimora ainda mais na sua arte.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar