Escrever é sempre um desafio

Quando resolvi trilhar o caminho das letras, sempre tive conselhos que me alertavam da necessidade que se tem de se escrever todo dia, mesmo que aquilo que se escreva não sirva para nada. Mas uma coisa ninguém me disse: o quanto é difícil escrever uma história após a outra. Escrever é mesmo um grande desafio.

Quando penso numa história é óbvio que o tema não será inédito, já não há assunto novo a ser abordado, apenas o ponto de vista de quem o aborda. Quem já não falou de amores impossíveis, por exemplo? Quantas histórias de bruxas, vampiros, ladrões, corrupção, angústias, de traição, de medo... E como conseguir contar uma nova história de um tema já tão batido?

É claro que a narrativa, o jeito de contar, a maneira como o autor desenvolve o tema são chaves importantes para tornar a história uma novidade. Mas, confesso que é sempre um grande desafio quando começo escrever uma nova história, mesmo porque, o perigo de se tornar repetitivo, ou o risco de cair na comodidade de trilhar a história por um caminho já consagrado, podem colocar por terra toda a história.

Mas, apesar de toda a dificuldade que é, poder se colocar frente a frente com o desafio de escrever uma nova história com um tema que todo mundo conhece, de uma maneira diferente, tenho que admitir, é estimulante. Quem escreve sabe muito bem do que estou falando.

Agora entendo o porque os mais experientes sempre aconselham quem quer se tornar um escritor, a escrever, escrever e escrever, todo dia, qualquer coisa. É essa disciplina desenvolvida dia após dia que vai dar os subsídios para enfrentar o desafio de estar sempre pronto a superar as dificuldades de se escrever uma nova história.

Bom, e como eu gosto muito de escrever e estou sempre pronto a novos desafios, estou começando mais um ano, com o desafio de escrever todos os domingos um novo artigo para ser publicado aqui no site, mesmo que nem sempre o artigo seja lá muito interessante, afinal de contas, não é sempre que a gente acerta, não é verdade?

Mas como é escrevendo que se aprende a escrever, vou seguindo pelo caminho das letras, traçando minhas linhas e enfrentando os desafios que vão sempre me aparecer.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar