A função do artista

Mais do que entreter, o artista tem papel fundamental na sociedade, pois é através dele que se é capaz de exorcizar todos os fantasmas da vida comum. Seja lá através da música, do teatro, ou do cinema, são as histórias contadas e cantadas pelos artistas, que refletem toda uma sociedade.

É através da arte que muitas pessoas conseguem mudar os rumos de suas vidas, ou olharem a vida sobre um outro prisma, vide as oficinas culturais em comunidades carentes e as aulas de teatro frequentadas pelo cidadão comum.

Quem pensa em ser artista, deve pensar e ter a consciência de que seu papel na sociedade é bem maior do que aquele que ele representa em cima de um palco. Na maioria das vezes, o artista acaba sendo o "norte" de muita gente.

É claro que os problemas do mundo não podem e nem serão resolvidos pelo artista e sua arte, mas com certeza é através do artista que se retratam os problemas, mostram-se as tiranias, a violência da sociedade, bem com as "neuras", ambições, tristezas e alegrias dos seres humanos.

Mesmo que a sociedade não veja o artista deste jeito,  e ache sempre o seu trabalho de menor importância, a função do artista estará presente ali, na vida de cada um, influenciando de uma forma ou de outra, mesmo que essa sociedade não queira adimitir a importância que o artista tem na vida de cada um.

Por isso, quando lhe perguntarem porque você quer ser ou é um artista, responda-lhe que faz isso não só para exercitar o seu talento, ou massagear o seu ego, diga-lhe que você, enquanto cidadão, faz da arte e através dela, um instrumento de auxílio para uma sociedade melhor, mesmo que esta sociedade não saiba disso.

Triste é a sociedade onde a cultura não é enxergada como um instrumento de crescimento, não apenas cultural e intelectual, mas também como um instrumento de engrandecimento do ser humano.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar