Texto Infantil não é textinho

Acho que existe um grande equívoco quando se fala em texto para teatro infantil. Ás vezes pode ser que nem seja de forma pejorativa, mas as pessoas acabam sempre classificando os textos infantis como se fossem algo menor. Texto para teatro infantil não é textinho.

Talvez, escrever um texto infantil não seja muito mais trabalhoso do que escrever um texto para o público adulto devem pensar os leigos. Eles não tem é idéia! Escrever texto infantil é muito mais do que trabalhoso, pois não basta escrever e contar uma boa história, se faz necessário muito mais. Tem-se que acima de tudo, ter o cuidado de respeitar a criança como um espectador.

No afã de se montar um espetáculo de teatro, muitos recorrem aos textos de teatro infantil como se eles fossem mais simplistas, e essa forma de encarar os textos infantis é que me causa profundo descontentamento. Por que esse descaso com o teatro infantil?

Todo esse desrespeito, que começa com o texto, acaba desaguando nas montagens de espetáculos infantis, que são tratadas, na maioria das vezes, não como parte de uma arte, mas apenas como "teatrinho". Quantas vezes você já ouviu: "Vamos ao teatrinho?" Isso é o fim da picada, tanto para quem escreve, quanto para quem atua com o teatro infantil.

Se não bastasse tudo isso e todo o preconceito que ronda o trabalho do teatro infantil, muitas das pessoas que fazem teatro acabam por desmerecer o texto para o teatro infantil e todo o seu processo. Como dizia Tatiana Belinky: "Pecinha é a vovózinha!" É certo que as pessoas querem montar espetáculos infantis, mas respeitem os textos, por favor!

Espero que um dia, os textos para o teatro infantil tenham o mesmo reconhecimento que os textos para o público adulto, e que as pessoas, quando forem montar espetáculos infantis, comecem, no momento da escolha do texto, dando-lhe o devido respeito.

Então, você que acredita no teatro infantil, lembre-se que texto para o público infantil é algo muito sério. Ah, e também não esqueça: Texto Infantil não é textinho. E assim, sempre que for escolher um texto infantil, lhe dê o respeito que todo texto merece, combinado?

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar