O teatro a céu aberto

Todo ano é sempre assim, depois de um longo ano de trabalho, as escolas de samba levam às ruas seus espetáculos, verdadeiras óperas urbanas sobre o asfalto. E não há como negar os elementos teatrais ali materializados através de enredos, fantasias e alegorias.

Muitos podem torcer o nariz para o carnaval, isso é questão de gosto, mas assistir aos desfiles das escolas de samba é como assistir a um festival de teatro. Qual o enredo consegue passar melhor a história? Quais alegorias mostram os melhores cenários? E quais as fantasias representam melhor a história? Sem falar no samba, que cumpri o papel de trilha sonoro do espetáculo.

Teatro e carnaval fazem parte de uma mesma arte, a arte de representar. Ou vai dizer que as interpretações apresentadas pelas comissões de frente, ou o bailado dos mestres-salas e portas bandeiras não completam toda a encenação?

Mas é uma pena que toda essa energia e dedicação dispensada ao carnaval, não sirva para alavancar a popularidade do teatro. Os desfiles de escolas de samba mostram o quanto o povo aprecia o teatro, mas no dia-a-dia, isso não se reflete e o teatro permanece como uma arte para poucos.

Acho que mesmo sem esse propósito, o carnaval, através dos desfiles das escolas de samba, acaba oferecendo um pouco da cultura à população. Mesmo que sem se dar conta, o carnaval, além de ser a maior manifestação cultural do país, é sim um teatro a céu aberto.

Independente de gostar ou não de samba, do barulho ensurdecedor dos surdos e tamborins de uma bateria, ou até mesmo de discordar com essa similaridade entre teatro e desfiles de escolas de samba que aqui eu coloco, a essência de um espetáculo teatral se faz presente e isso é latente aos olhos mais observadores.

Bem, como eu adoro teatro e gosto muito de carnaval, vou me preparar para me fartar de assistir meu festival de teatro a céu aberto, esperando absorver muito mais cultura, para que depois, eu venha a enriquecer ainda mais as minhas histórias.

Um bom carnaval à todos e aproveitem para assistir aos espetáculos dos desfiles das escolas de samba com olhos de um espectador de teatro. Deixe o preconceito de lado, pois pode ser que você seja capaz até de surpreender.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar