O desinteresse pelo teatro

Muita gente tem procurado cursos e oficinas de teatro, apenas com um intuito: se tornarem artistas de novela. Querem fazer as aulas, montarem o espetáculos do final do ano e só. Ah, e querem sempre o papel principal, senão, fazem biquinhos e abandonam tudo.

Cada dia que passa está mais difícil encontrar pessoas dispostas em formar um grupo de teatro, tanto que a procura por monólogos e textos com poucos personagens tem sido enorme nos bancos de textos que conheço. Eu mesmo venho sentindo esse movimento nos pedidos que me fazem.

Antes, eu pensava que esse movimento de procura por monólogos e textos com pequenos personagens fosse por conta dos custos de produção, que todos nós sabemos que é sempre complicado e caro para textos com muitos personagens, mas tenho chegado a conclusão que o problema é a falta de pessoas.

A maioria quer apenas passar pelo teatro, alguns apenas frequentam cursos e oficinas apenas para enriquecer o currículo, pois o que eles querem mesmo é poderem atuar na televisão. Mas aí existe um paradoxo, pois, ao mesmo tempo que essa gente procura cursos e oficinas de teatro, elas demonstram um total desinteresse pelo teatro, tanto como arte, como movimento artístico, o que é uma pena.

Vocês podem fazer essa pesquisa por conta própria e vão acabar chegando na mesma conclusão que cheguei. Cursos e oficinas de teatro estão sempre cheios de alunos, mas grupos de teatro, quase sempre sofrem problemas com a falta de elenco. Montar um espetáculo com três personagens tem se tornado um grande desafio.

São raros os grupos que conseguem reunir pessoas que comunguem a mesma paixão pelo teatro, isso é coisa de abnegados. Hoje em dia, vale mais correr atrás de um papel de figurante em um curta-metragem, do que dispor as tardes de sábados e domingos, ensaiando um espetáculo teatral.

É, parece que o teatro está ficando cada vez mais uma arte de abnegados mesmo e logo, logo, só assistiremos, monólogos, monólogos e monólogos.

Comentários   

0 #1 Edjane santos 03-05-2014 22:57
Concordo plenamente com ta cada vez mais difícil reunir pessoas para formar um grupo muitos falam eu amo teatro mais não tem a persistencia e não querem ir aluta batalhar pelo seu produto e sim encontrar prontinho aqui na minha cidade isso ocorre sempre fico muito triste é realmente lamentável.
Citar

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar