A iniciação teatral

É sempre muito louvável todas as tentativas e iniciativas de iniciar as crianças nas artes cênicas. Muitos e muitos colégios pelo país afora incluem como atividades extracurriculares, aulas de teatro, desde os seus pequeninos até a turma do ensino médio, só que tem um porém. Aliás, como sempre, em tudo tem um porém.

 

Há de se ter muito cuidado quando se propõe incluir aulas de teatro para crianças, pois, como tudo nessa vida, existe os muitos aproveitadores que se perfazem e se dizem conhecedores das artes cênicas, mas na verdade, não passam de picaretas, interessados sabe lá em quê!

 

É óbvio que não se espera que as crianças saiam desses cursos, com habilidades suficientes para brilharem sobre um palco, se espera apenas, que lhe sejam dadas informações suficientes para que elas saibam discernir sobre a arte e não distorcer o sentido das coisas.

 

E esse cuidado também deve ser tomado nos muitos cursos livres de teatro espalhados pelo país, pois, hoje em dia, muitos e muitos pais levam seus filhos para esses cursos, pensando em torná-los astros das novelas das nove, por isso, a responsabilidade por essa iniciação é muito grande.

 

Não temos como afastar esses aproveitadores, pois, como em todas as áreas, existem os maus e os bons profissionais. O que podemos fazer, enquanto pessoas interessadas em iniciar crianças no mundo das artes cênicas, é nos dedicar ao máximo para passar os ensinamentos necessários para que elas possam se tornar, no mínimo, grandes apreciadoras de espetáculos, sabendo a noção exata entre o bom e o mau teatro.

 

Então, que mais e mais crianças sejam iniciadas nas artes cênicas, pois, por certo, no futuro, teremos, quem sabe, alguns atores excelentes, mas com certeza, teremos um público altamente crítico e conhecedor do que vê em cena.

 

E tenham certeza que vale muito à pena toda a dedicação para iniciar as crianças nas artes cênicas, mesmo tendo o caminho atrapalhado por certos aproveitadores, interessados apenas em faturar em cima da ilusão de pais afoitos em fazer de seus filhos, astros da televisão.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar