Quando falta a inspiração

De repente você está ali, de frente ao computador, aquela tela em branco olhando para você, esperando que você comece a digitar as letras que vão contar mais uma história, a necessidade de cumprir o compromisso de escrever mais um texto martela o seu pensamento, mas, cadê a inspiração?

Quantos de vocês que escrevem já não passaram por isso? Por muitas vezes isso já aconteceu comigo. Tem hora que a inspiração não vem e não adianta insistir. Parece que cada vez que se insiste, mais a inspiração se afasta. Mas, como resolver essa equação entre a obrigação e a falta de inspiração?

É nessa hora que se entende como foi importante se criar uma disciplina de escrever todos os dias. Essa rotina de escrever qualquer coisa, de qualquer tamanho, sobre qualquer assunto, que não tenha nenhuma importância e que nunca vai se transformar em nada, é que vai nos dar o suporte para enfrentar essa falta de inspiração.

Como já é sabido por todos, quando se trata de arte, cinco por cento é inspiração e noventa e cinco por cento é transpiração, e quando a inspiração não dá o ar da graça, arregaçamos as mangas e suamos sangue para suprir essa falta, usando para isso, todos os artifícios adquiridos com os exercícios constantes da escrita.

Não adianta pensar que o simples talento para escrever vai salva-lo quando da falta da inspiração, se não há um exercício contínuo da escrita, mais cedo ou mais tarde vai se passar um apuro por não se conseguir escrever quando inspiração não vier.

Escrever é assim, só se aprende, escrevendo. Não tem outro jeito. E quanto a inspiração? Bem, com ela tudo fica bem mais fácil e o trabalho muito menos cansativo, mas, como não é sempre que se pode contar com ela, é melhor estar sempre se exercitando. 

Agora, como hoje a inspiração não me deu o ar de sua graça, vou ficando por aqui, pois ainda preciso trabalhar muito para terminar alguns textos. E como nem sempre se pode contar com a inspiração, eu vou aproveitar também para praticar um pouco mais a minha escrita. Boa semana para todos!

 

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar