A hora do Teatro Infantil

Quando se trata de teatro, todos os holofotes são direcionados para os textos de conteúdo adulto, raramente um espetáculo infantil consegue espaço parecido. A não ser as mega-produções estreladas por atores famosos que de vez em quando se dedicam a realizar algo para esse segmento e, quase sempre, remontagens de clássicos.

 

Acontece, que sempre que um grupo se forma, a primeira coisa que fazem é montar um espetáculo infantil. Por que será? Será que pelo fato de não ter os holofotes voltados para sua direção, pensa-se em fazer um trabalho menos compromissado? Ou de fato se tem a preocupação de sedimentar o segmento do Teatro Infantil?

 

A idéia que passa quando se assiste a maioria dos espetáculos infantis é de que não se leva tão a sério o Teatro Infantil. A impressão é que o teatro feito para as crianças não requer maior esforço da interpretação, fazem certas caras e bocas, e pronto. Muitos até revestem o espetáculo com cenários e figurinos coloridos e só. Mas no palco, brincam de fazer teatro.

 

Será que não é por conta dessa coisa descompromissada que alguns empregam na apresentação de um espetáculo infantil que contribui para o distancia-mento entre o tratamento dado para um produção adulto e outra voltada para o público infantil? Com tanto gente fazendo teatro infantil, seja de forma amadora ou profissional, o espaço teria que está sendo dividido. Ou será que o Teatro Infantil é alvo de preconceito puro e simples?

 

Já passa da hora de fazer valer a importância de um espetáculo infantil. O teatro infantil não pode ser só a “peçinha” que é monta na escola. Não pode receber um tratamento menor. É no teatro infantil que habita a essência da magia do faz de conta, que conta e encanta e serve de estimulo para a formação de novos atores e de um novo público.

 

A seriedade deve ser levada a fundo quando se predispõe a produzir e apre-sentar um espetáculo infantil, tão ou mais, de que quando se pensa em montar algo para o público adulto. Só assim, mostrando e demonstrando o quanto um texto infantil contribui para o engrandecimento de uma criança e de quão é importante o Teatro Infantil para o segmento das artes cênicas, é que se afastará de vez o preconceito que assombra o gênero.

 

O Teatro Infantil está longe de ser apenas uma brincadeira de faz de conta. Cabe então, a todos que enxergam o teatro infantil com algo de grande relevância dentro das artes cênicas, fazer com que chegue a hora em que este gênero seja divulgado e respeitado como arte.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar