Lugar de pipoca é no cinema

Está certo que o público não foi educado para freqüentar as salas de teatro, a gente até entende, mas alguém precisa avisá-lo que Teatro não é Cinema. Não dá para entrar na platéia levando latas de refrigerantes, salgadinhos, chocolates, pipocas e mais pipocas, fazendo aquela algazarra. Teatro não é lugar de fazer piquenique.

 

Quando você vai ao teatro, você vai para ver a apresentação e isto pressupõe que você tenha algum interesse e, portanto, precisa estar com a sua atenção voltada para o que se passa em cena. Como que alguém que está mais interessada em comer pipocas pode entender o que se passa em cena? Além do mais, com a sua mastigação, com certeza atrapalhará o ator em cena. Aí você diz: - Ah, mas comer pipoca no cinema pode!

 

Concordo com você. No cinema, a pipoca é até uma boa companhia, principalmente quando o filme que passa na tela é de nos dar sono, ou não nos traz nenhum interesse. E o principal: O filme já foi gravado e o ator pouco vai se importar se você come ou não pipocas.

 

O teatro é uma arte feita ao vivo e qualquer movimentação estranha, que possibilite desviar a atenção do ator, ou desconcentrá-lo, pode colocar todo o espetáculo a perder. Teatro é lugar de atenção, de silêncio, de contemplar todo o esforço que o ator fez e faz para apresentar o seu espetáculo. Teatro não é lugar para bate-papos, telefones celulares e comilanças de pipocas com refrigerantes.

 

Outro dia, estava na fila aguardando a abertura do teatro para assistir um espetáculo infantil, quando na minha frente, chega uma mãe e dois filhos, trazendo garrafinhas de guaraná, sacos de salgadinhos, e algumas tantas guloseimas. Então, viraram para ela e disseram: - Não pode entrar com comida no teatro. De pronto ela perguntou: - Mas as crianças vão ficar com fome? E voltaram a afirmar que comida no teatro, não podia. Ela ficou indignada com negativa, mas permaneceu na fila. E o pior que espetáculo tinha duração de cinqüenta minutos. Será que em cinqüenta minutos as crianças dela morreriam de fome?

 

Por isso, acho que dentro da campanha de popularização do teatro, devia-se incluir a campanha de como se comportar dentro de uma sala de teatro. Se é mais importante comer pipoca do que assistir ao espetáculo de teatro, então que se vá ao cinema e se fartem.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar