O Teatro só faz bem

Um certo dia, há mais de vinte anos atrás, um amigo soube que um grupo de teatro estava selecionando pessoas para novas montagens, e lá fomos nós, queríamos conhecer como funcionava aquele universo tão novo. Eu e este meu amigo, éramos parceiros, fazíamos músicas juntos. Está certo que nossas músicas só os mais íntimos chegaram a ouvir. Mas a decisão de conhecer o Teatro foi primordial pro resto da minha vida.

 

Eu nunca havia pensado em algum dia fazer parte do universo do Teatro. Eu já escrevia meus primeiros poemas, fazia algumas letras com este meu amigo, gostava de cultura, mas o que eu não imaginava era a capacidade que o Teatro tinha para transformar a minha vida. Eu, que até então tinha perspectivas reduzidas para vida, fui apresentado a um mundo novo, um mundo que o Teatro foi capaz de mostrar.

 

O Teatro me estimulou a leitura, aguçou minha curiosidade, me apresentou aos grandes nomes da literatura, da dramaturgia, me fez exercitar a facilidade que eu já mostrava para escrever e, acima de tudo, abriu a minha cabeça para a vida, ampliando minhas expectativas de futuro e fazendo minha vida realmente valer a pena. Foi através do Teatro que percebi o quanto a vida era muito maior que as divisas do meu bairro.

 

Não me tornei ator, mesmo porque, meu censo crítico me convenceu que deveria parar o quanto antes. Mas, o Teatro ficou em mim. Eu já estava contamina-do pelo tal bichinho do Teatro. Resolvi, porém, me dedicar a dramaturgia. Nos primeiros tempos, apenas como um “hobby” e hoje em dia, algo que tento fazer de profissão. E tudo, porque um dia, eu conheci o Teatro.

 

É claro que nem todos vão se tornar atores, diretores, ou autores de teatro, mas quem conhece o poder que o Teatro tem de transformar a vida, sabe o quanto essa arte faz bem, principalmente quando é levada às pessoas dentro de um universo onde as expectativas são diminutas e o Teatro, algo que é feito apenas para quem tem dinheiro para assistir.

 

Por isso, quando sei que estão levando o Teatro à estes universos, onde a realidade é tão difícil e onde o Teatro pode ser, talvez, a única possibilidade de uma chance para que alguns possam ter suas vidas transformadas, costumo ceder meus textos para serem usados neste grande trabalho social. Pois, assim como um dia vi meu universo ser transformado pelo Teatro, hoje, com o meu humilde trabalho, eu posso contribuir, de alguma forma, para que outros tantos jovens possam ter a chance que um dia o Teatro me deu.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar