Alma de Artista

Hoje em dia, o que tem de gente querendo ser artista é um absurdo, chega as raias da loucura. Parece que não teremos mais, médicos, advogados, engenheiros, dentistas, professores, contadores… Mas, como identificar um artista entre tantas pessoas? Pensei, repensei, tornei a pensar e no fim, cheguei a uma conclusão: Um artista a gente conhece pela alma!

Alma de artista exala sensibilidade por todos os poros. É capaz de emocionar com gestos simples, sem dizer nada, faz chorar e rir com a naturalidade de quem diz: Bom dia! Tem uma luz que ilumina qualquer espaço que ocupe.

Sim, podem acreditar! Um artista a gente conhece quando conseguimos enxergar a sua alma. Uma alma que exala poesia escrita em algumas mal traçadas linhas, às vezes até desconexas, pelo dedilhar das cordas de um violão, pelas piruetas dadas sobre sapatilhas surradas, pelo canto sutil de uma voz que ecoa em nossos ouvidos como sinfonia, por uma interpretação simples e natural que transborda emoção, mesmo que a cena seja apenas a expressão do silêncio.

Eu sei que não é fácil separar o joio do trigo, ainda mais quando a própria mídia se encarrega de plantar a confusão entre o que é ser artista ou não. Tem horas que não sabemos, se o que vemos é o básico, e se esse básico é clássico, ou esse clássico é erudito, ou esse erudito é popular, ou ainda, se esse popular é o báscio que se quer mostrar. Mas, pelo sim ou pelo não, diante desta confusão descrita acima, procure pela alma, a alma do artista vai te cativar.

É claro que muitos que circulam pela mídia têm sonhos, que outros tantos têm a oportunidade, e outros têm apenas a curiosidade, mas o artista de verdade, se sobrepõe a tudo isso, e nos fala através de sua alma. E cabe a nós, simples mortais, acolher essa alma como um presente divino, pois, a alma do artista transcende a matéria que alguém nos tenta vender.

Por certo, muitos fazem sucesso, outros alcançam a fama por outros tantos desejada, outros são apenas levados pela esteira da mídia, e se contentam como celebridades instantâneas e descartáveis, mas, se você quiser conhecer um artista de verdade, abra bem os olhos e desarme o seu coração, porque um artista vai muito além de um corpo sarado e bonito.

A alma de artista exala verdade, seja sobre um palco, sobre um trapézio, sobre um picadeiro, ou sobre o asfalto quente de uma praça qualquer, e se você deixar, a alma do artista vai lhe fazer rir, lhe fazer chorar, lhe emocionar, e com certeza, vai lhe fazer um pouquinho mais feliz.

Estão vendo? Para ser artista, não precisa muito, apenas vocação, dedicação, um pouco de estudo, uma boa dose de sacrifício e alma, alma de artista!

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar