O Sucesso não tem receita

Não importa a área de atuação, pois todo mundo busca o sucesso. Acontece que na área cultural, esse sucesso sempre vem atrelado a fama, e é aí que as coisas se misturam. Hoje, muito por conta dos realitys shows, todo jovem pensa e faz tudo para ser famoso, mas será essa a receita do sucesso?

Certa vez, quando participava da montagem de um grupo amador para preparação de um espetáculo de teatro, tive a dimensão exata de como anda a busca pelo sucesso. Entre tantos jovens que apareceram para integrar o grupo, a principal preocupação demonstrada era se seriam protagonistas ou não, pois papéis pequenos, jamais os fariam famosos entre os seus. E qual o resultado? Sem grupo, sem espetáculo, pois todos já se achavam estrelas demais e seria um desperdício, horas de ensaio por algo tão amador. Larguei essa história de grupo de teatro de vez, e fui me dedicar única e exclusivamente a dramaturgia, pois, no meio das histórias que escrevia e escrevo até hoje, todos aceitavam e aceitam seus papéis sem maiores interesses.

A precipitação pelo sucesso meteórico parece ter contaminado a alma dos jovens, que buscam incessantemente, agência de modelos que ministram “oficinas” de teatro tendo como único objetivo, arrumar um teste em alguma novela da televisão. E qual o resultado? Dezenas de portas falantes, pois é assim que classifico esses pseudos atores e atrizes que brotam nas novelinhas vespertinas. O pior é que se a pessoa se torna popular, tchibum!!! É lançada como protagonista na novela das oito com toda pompa e circunstência. Sucesso total! Mas é essa então a receita?

Eu sei, meus amigos, essa situação muito freqüente nos dias de hoje é desanimadora e desencorajadora. Tantos estudos, tantos exercícios, tanta dedicação, tantos sacrifícios, tantos tantos, e nada. E o pior é que na maioria das vezes, espera-se apenas um pouquinho de reconhecimento, não é mesmo?

Acho que até as pessoas que cuidam das produções de teledramaturgia, sabem da gravidade do problema que estão metidas, e também acabaram reféns do monstro criado pelos altos diretores das empresas de comunicação, que buscam de cinco em cinco minutos, alguém para ser o novo sucesso. Coitados, eles acham que detém a receita.

Eu acredito, sempre acreditei e sempre vou acreditar que o sucesso é o resultado final de algo que se tenha à mostrar. Não há fórmulas, nem receitas para o sucesso. Essas pessoas que têm o sucesso meteórico, são apenas frutos das imposições as quais somos submetidos diariamente pelos poderosos da mídia, mas felizmente como todos nós já sabemos, são efêmeros.

Não vale a pena perder tempo em busca do sucesso a qualquer custo, talvez ele não venha. Dedicar-se plenamente em sua atividade pode lhe trazer o reconhecimento por tanto empenho e dedicação, e quem sabe, até trazer-lhe enfim, o sucesso merecedor e duradouro.

Mas, isso não é uma receita!

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar