A Cultura é para todos

Tal qual a educação e a saúde que devem ser prioridades a qualquer governante, a cultura precisa e deve ser colocada no mesmo patamar. Alguns governantes até têm essa visão e procuram levar à população um pouco de conhecimento cultural, subsidiando espetáculos, ou até mesmo contribuindo para pequenas produções locais.

Outras cidades têm adotado a criação de um evento, que em muitos lugares leva o nome de virada cultural. Esse evento tenta aproximar ao máximo o artista da população, dando acesso sem distinção a todo tipo de manifestação cultural existente. Ele acontece durante vinte quatro horas de único dia, com apresentações que ocorrem em cada ponto da cidade.

Muito embora a arte ainda seja tratada por muitos como simples entretenimento, á medida que a população vai tendo acesso a essas manifestações culturais, vai percebendo o quanto á cultura é fundamental no seu dia a dia.

Apenas uma coisa me incomoda nessa cruzada que tem por finalidade levar e dar acesso á cultura para população, é o fato de que algumas fundações culturais e até mesmo secretarias de cultura de várias cidades, preocupam-se somente com o espetáculo que querem oferecer à sua população, esquecendo de alguns detalhes que podem parecer para eles, sem importância.

No afã de contemplar a população com apresentações de teatro, por exemplo, muitos dos responsáveis não exigem dos grupos que vão se apresentar, a autorização do autor, que acaba muitas vezes sendo surpreendido com notícias dando conta que seu texto foi apresentado no dia tal em tal cidade. Eu mesmo sou vítima disso volta e meia.

Não se trata aqui de estar exigindo os meus direitos autorais, mesmo que eles me sejam legítimos, trata-se apenas de mostrar a necessidade que há de se fazer uma comunicação ao autor. Pois onde está escrito que o autor não disponibilizará seu texto e exigirá os seus direitos autorais? Por que achar que o autor não contribuirá com esse projeto liberando o seu texto?

A cultura deve e precisa ser levada a todos e todos que estão envolvidos com a cultura são sabedores de suas funções dentro desse processo, então, além de se levar cultura a população, que respeite-se o artista, que luta com sacrifício para levar a sua arte onde quer que ela seja solicitada.

A arte é difícil para todo o artista e a sua valorização e o seu reconhecimeno, são partes do combustível que impulsiona a cultura, por isso, é importante que cada governante ao realizar manifestações culturais em suas cidades, se preocupe com todo e qualquer detalhe, até mesmo esse, o de comunicar ao autor de que seu texto servirá de instrumento para o entretenimento e o engrandecimento de uma população.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar