Livros essenciais que todo ator deve ter

Livros que todo ator deve ter
Fizemos uma lista especial com livros que consideramos essenciais para qualquer ator, estudante ou pesquisador de teatro. São os livros que montam o início de todo e qualquer estudo teatral. Confira abaixo! Lista atualizada com sugestões dos leitores que selecionamos como essenciais também!
História mundial do teatroHISTÓRIA MUNDIAL DO TEATRO
Margot Berthold

Com mais de 400 ilustrações, esta obra aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa, e do naturalismo até o presente, acompanhado de vasta bibliografia e de um índice remissivo.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


Dicionário de teatroDICIONÁRIO DE TEATRO
Patrice Pavis

O Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis, é uma obra conhecida internacionalmente, vem enriquecer enormemente a nossa bibliografia especializada, devendo constituir-se em valioso instrumento para o ensino e o conhecimento do teatro. Em seus 560 verbetes, traduzidos por professores e pesquisadores do campo, são sintetizadas e discutidas as grandes questões da dramaturgia, da encenação, da estética, da semiologia e da antropologia da arte dramática, o que constitui numa suma do saber sobre a história, a teoria e a prática da criação teatral.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


A preparação do atorA PREPARAÇÃO DO ATOR
Constantin Stanislavski

O livro difunde idéias que transcendem interesses meramente profissionais ou de estudiosos dos problemas do teatro. É, na verdade, o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e do seu semelhante.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


A construção da personagemA CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM
Constantin Stanislavski

Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o 'Sistema Stanislavski'. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações - cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


A criação de um papelA CRIAÇÃO DE UM PAPEL
Constantin Stanislavski

A criação de um papel' é um livro para todos os profissionais e estudantes de teatro. Neste volume, Stanislavski trata do trabalho do ator no desenvolvimento de um papel e dos problemas que poderá enfrentar no palco. Faz avaliações de cenas, estuda as atitudes dos personagens em relação ao texto e ao contexto das obras etc.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


Manual mínimo do ator

MANUAL MÍNIMO DO ATOR
Dario Fo

O Manual aponta, de forma didática e divertida, como construir personagens, cenários e texto teatral. O autor acentua a importância do improviso e da mimica que marcam o seu estilo.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


O Ator invisível

O ATOR INVISÍVEL
Yoshi Oida

Neste surpreendente manual prático da arte de representar, o ator, diretor e professor japonês Yoshi Oida - integrante desde 68 da companhia teatral de Peter Brook, em Paris -, demonstra toda a amplitude e profundidade de sua experiência das técnicas de representação, do Oriente e do Ocidente, do tradicional e do experimental, do texto escrito e do improvisado, do cinema e do teatro, do corpo e da voz.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


A arte do atorA ARTE DO ATOR
Jean-Jacques Roubine

Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, este livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dellarte e à cena romântica, embora o seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 50, com o pós-guerra.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


Improvisação para o teatroIMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO
Viola Spolin

Este livro é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Manual útil para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


O teatro e seu duploO TEATRO E SEU DUPLO
Antonin Artaud

Ensaio de Antonin Artaud (1938) em que o autor desenvolve a ideia da necessidade, para o teatro moderno, de reencontrar a dimensão metafísica presente nos mistérios

 

Clique aqui para comprar esse livro mais barato

 


Obrigado à todos que colaboraram. Continuem enviando suas sugestões! Vamos enriquecer essa lista!

 

Comentários   

+5 #4 jose antonio 06-05-2014 00:58
Eu sugiro "o paradoxo do comediante"
Citar
+6 #3 rick 05-02-2014 11:43
são otimos livros de teatro, gostaria de todos para aprimorar meu conhecimento sobre o teatro.
Citar
+7 #2 Pedro Yoan 24-01-2014 14:48
Eu sugiro "O Corpo Poético" do Jacques Lecoq
Citar
+12 #1 Milena Flávia 01-11-2013 15:05
Eu sugiro o livro "Carpintaria do ator" de Cécil Thiré.
Citar

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar