Ópera Garnier - O espírito de Paris PDF Print E-mail
Christian Gurtner
Escrito por Christian Gurtner   
28/05/08 - 14:33

Fachada do GarnierA Ópera Garnier, ou Palais Garnier, é uma casa de ópera projetada pelo Arquiteto Charles Garnier (1825-1898), que venceu o concurso público em 1861 realizado para escolher que seria o arquiteto. A construção, liderada pelo Barão Georges-Eugène Haussmann, começou em 1861, e enfrentou vários contratempos e paralizações devido à muitos incidentes, como a Guerra Franco-Prussiana e a Comuna de Paris.

Outro problema também enfrentando pelos construtores foi o terreno: extremamante pantanoso. E devido à essa enorme presença de água no subterrâneo, foram obrigados a construir no subsolo um enorme reservatório de água, com muitas galerias subterrâneas.

 

Palco da ÓperaApós mais de dez anos de obras, o Palácio Garnier foi finalmente inaugurado em 15 de janeiro de 1875, em cuja ocasião foi apresentada a ópera A Judia de Fromental Halévy, bem como alguns trechos de Os Huguenotes.

O enorme edifício possui uma área total de 11.000m2 e o gigantesco palco consegue acomodar mais de 450 artistas ao mesmo tempo. Nos detalhes arquitetônicos, pode-se apreciar muitas estatuas e luxuosos ornamentos (dentro e fora).

O Palais Garnier e o Fantasma da Ópera 

Gaston LerouxEntão quer dizer a história do Fantasma da Ópera é real? Em partes. Primeiro é preciso entender o que é O Fantasma da Ópera, pois muitas pessoas hoje em dia associam a obra à Andrew Lloyd Webber, que o produziu na Broadway e definitivamente imortalizou a obra.

Mas a história original (não muito diferente do musical) é de autoria do francês Gaston Leroux. Que escreveu o romance gótico de mesmo título (Le Fantôme de l'Opéra). O cenário dessa obra (assim como o músical de Webber) nada mais é do que o próprio Palais Garnier (Ópera de Paris).Subsolo secreto da Ópera

É agora que começa a confusão: Baseado em fatos reais ou pura ficção que se passa num "lugar real"? Dizem que toda mentira tem um fundo de verdade, e a obra de Leroux não é exceção. O autor resolveu escrever o obra após visitara Ópera e conhecer partes do famoso lago subterrâneo (aquele construído como reservatório para regular o terreno). Ele também se perdeu pelas inúmeras portas, e corredores. Mas o fato que mais o inspirou foi o incidente com o gigantesco lustre do teatro (quem conhece a obra sabe que esse incidente é praticamente um símbolo). Pois bem, esse incidente realmente aconteceu, o lustre despencou do teto. Histórias de assombraçoes começaram a correr pelos corredores do teatro através dos funcionários. Estava aí a inspiração para Leroux produzir a genial e comovente obra eterna.

Comentarios (3)add comment

ELIANE CRISTINA FARIAS said:

0
...
Genial a história do fantasma da Ópera.
 
18/06/2008
Votos: +2

Mateus Ciucci said:

Mateus Ciucci
...
Pena que a história em si do teatro se resumiu ao primeiro parágrafo. Poderia ter sido explorada a atualidade do teatro, como funciona a temporada...
 
10/09/2008
Votos: +1

FRANCISCO FREITAS said:

0
...
ACHEI LINDO O TEATRO.PENA NAO TER MAIS INFORMAÇOES SOBRE A ATUALIDADE DO TEATRO.
 
27/10/2009
Votos: +0

Escreva seu Comentario
menor | maior

security image
Escreva os caracteres mostrados


busy
 

Ganhe prêmios

Os usuários mais participativos do Oficina de Teatro recebem prêmios. Saiba mais

Você tem um blog teatral?

Então adicione seu link aqui no Oficina de Teatro e divulgue grátis seu blog sobre teatro. Clique aqui