Site Oficina de Teatro reformado!

Vamos dividir essa notícia em dois blocos: Um com um resumo (notícia curta) para os que têm preguiça de ler, e uma outra descrição mais detalhada para os que gostam de ler e ficar por dentro.

Novo site Oficina de Teatro (Notícia curta)

O site Oficina de Teatro foi completamente reformado. Mudamos desde a aparência até nosso sistema interno. Essa mudança foi impulsionada após sofrermos um ataque hacker que, além de trazer muitos prejuízos, ainda paralisou  nosso sistema. Mas há males que vêm para o bem: com isso nós agora pudemos oferecer à vocês um site muito melhor, mais seguro, mais completo e organizado. É claro que ainda falta migrar boa parte de nosso conteúdo, aprimorar algumas ferramentas e inaugurar novos serviços, mas ainda sim tudo está já bem melhor do que antes. Aproveitem, e dêem mais sugestões. Se você quer saber de primeira mão quando essas novidades forem lançadas, clique aqui e assine gratuitamente nossa e-Zine Teatral

Detalhes do ocorrido (Notícia detalhada)

Há cerca de 20 dias (até onde pudemos averiguar) o site Oficina de Teatro sofreu um ataque hacker, onde nosso servidor foi usado como distribuidor de arquivos "phishing". Não noticiamos até agora nenhuma infecção nos computadores de nossos usuários, mas em contraponto, o Google detectou a invasão e começou um processo de bloqueio de entrada de visitantes que nos encontravam pelo serviço de busca (bloqueio este que dura ainda até a data da publicação desse artigo).

Ao confirmar esse problema, só nos restou uma opção: Apagar tudo e começar de novo. É claro que os dados de nossos bancos de dados foram antes salvos, uma vez que não houve nenhum ataque aos mesmos, o que fez com que ainda pudéssemos utilizar todo nosso conteúdo.

O ataque não conseguiu quebrar a privacidade de nossos usuários e seus dados continuam seguros e intocados. Isso se deve ao fato de que a Reticências.Net - empresa que gerencia os servidores do Oficina de Teatro - acessora a segurança interna dos servidores e também atualiza e aprimora os sistemas de segurança dos mesmos, o que resultou numa proteção total de nossos bancos de dados. Ou seja: o ataque foi só superficial.

Os acontecimentos que se seguiram após esse contratempo, foram muito bons, já que fomos felizmente forçados a renovar todo o nosso conteúdo, aprimorar a segurança e instalar novos sistemas que trarão muitos benefícios para nossos usuários.

Detalhamento do que foi feito:

  • Instalação atualizada e segura de um novo sistema de gerenciamento de conteúdo.
  • Renovação e organização de nosso layout
  • Lançamento de novo conteúdo, como "Matérias Especiais" e "Turismo Teatral"
  • Novo tocador de podcasts
  • Nova integração das contas de usuários.
Detalhamento das novidades que serão concluídas ainda em junho/08:
  • Críticas teatrais - ferramenta onde os usuários poderão publicar suas críticas de peças que assistiram
  • Concurso premiado de dramaturgia
  • Concurso premiado de matérias sobre teatros do Brasil
  • Renovação do sistema de downloads de peças
  • Transferência do conteúdo restante do antigo banco de dados (Teatropédia, colunas antigas, artigos em geral)
Se você quer saber de primeira mão quando essas novidades forem lançadas, clique aqui e assine gratuitamente nossa e-Zine Teatral