SB Comunicação

Sugestão: Cia Marginal, da Maré, se apresenta no Teatro Sérgio Porto

Olá,
Envio uma sugestão para divulgação, a ocupação artística que será promovida pela Cia Marginal no Teatro Sérgio Porto. Segue release.

Cia Marginal em temporada de repertório no Espaço Cultural Sérgio Porto

Atividade faz parte da ocupação Desmonte Marginal que as Cias. Marginal e Monte de Gente realizam de novembro a janeiro

De 29 de novembro a 26 de janeiro, as Cias. Marginal e Monte de Gente promovem a ocupação artística Desmonte Marginal - Resistência, Arte e Cidade no Espaço Cultural Sérgio Porto. O evento reúne em sua programação apresentações teatrais, shows, debates, cultura urbana, exibição de filmes e outras atividades. Destaque para os espetáculos Ô, Lili e Qual é a nossa cara?, da Cia. Marginal, encenados entre os dias 6 e 15 de dezembro.

“A proposta é abrir o Sérgio Porto para artistas independentes, que têm estado nas ruas, nas comunidades, produzindo trabalhos que ainda fogem a rótulos, mas que mostram uma clara imersão nos fluxos da cidade e numa investigação estética que busca dialogar com os seus desafios”, explica Isabel Penoni, diretora da Cia. Marginal.

Está é a primeira vez que a companhia se apresenta no Sérgio Porto. Para a diretora do grupo, “realizar uma temporada de repertório num dos principais centros de referência cultural da cidade, representa um passo importante na trajetória do grupo, que vem ocupando espaço na cena contemporânea carioca”.

Espetáculos

Qual é a nossa cara? é um espetáculo que fala da memória de moradores da comunidade Nova Holanda (Maré), entre eles os próprios atores que atuam no espetáculo. O texto, elaborado coletivamente a partir de pesquisa de campo, costura histórias contadas por antigos moradores da comunidade e também depoimentos pessoais dos atores da companhia, “o que faz do espetáculo um jogo onde a ficção estabelece um diálogo contínuo com a realidade”, diz Penoni, diretora do grupo. O espetáculo, que será encenado de 06 a 08 de dezembro às 20 horas, foi montado com recursos do Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE.

Já Ô, Lili, que será apresentando nos dias 13, 14 e 15 de dezembro às 20 horas, aborda temas do cotidiano de uma prisão de regime fechado. O espetáculo teve como ponto de partida uma série de conversas dos atores da companhia com pessoas presas em penitenciárias do município do Rio de Janeiro. Ao longo de dois meses, foram mais de 1.200 minutos de conversas e entrevistas com cerca de 30 presos. “Nosso foco não eram os crimes supostamente cometidos pelos presos, a especificidade das penas que cada um deles nem tampouco as possíveis denúncias ou queixas que quisessem fazer contra o sistema prisional. Ao contrário, tentamos explorar uma dimensão mais subjetiva da vida em regime fechado: a maneira como se constrói a intimidade em um ambiente cuja premissa é a subtração da privacidade dos indivíduos”, explica Penoni.

A Cia Marginal nasceu em 2005, na favela da Maré. Composta em sua maioria por atores da própria comunidade, a companhia exibe hoje uma trajetória densa, com três espetáculos no currículo: Qual é a nossa cara? (2007), Ô, Lili (2011) e In Trânsito (2013). Vencedora dos Prêmios Myriam Muniz 2006 e 2012 (FUNARTE), do Prêmio Montagem Cênica 2011, e do FATE 2012, entre outros, a Cia. Marginal trabalha em parceria com a organização Redes de Desenvolvimento da Maré (REDES).

O Espaço Cultural Sérgio Porto fica na Rua Humaitá, 163, no Humaitá, tel. (21)2535-3846 ou 2266-0896. Lotação: 130 lugares. Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes, menores de 21 anos e idosos).

“Qual é a nossa cara?”
Autor: Cia. Marginal
Direção: Isabel Penoni
Elenco: Diogo Vitor, Jaqueline Andrade, Geandra Nobre, Priscilla Monteiro, Rodrigo Souza e Wallace Lino
Classificação: 12 anos
Gênero: Drama
Duração: 1h

“Ô, Lili”
Autor: Cia. Marginal
Direção: Isabel Penoni
Elenco: Diogo Vitor, Jaqueline Andrade, Geandra Nobre, Priscilla Monteiro, Rodrigo Souza e Wallace Lino
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
Duração: 1h20

Publicado em Sugestões, por SB, 4 years ago. 1847 acessos.
Registre ou faça o login para escrever uma resposta  Clique aqui para logar
- Just now

0

convidado
Just now
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/get_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/save_reply/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/save_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/accept_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/unaccept_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/unpublish_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/delete_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/update_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/like/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/dislike/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/report_answer/11
/informacoessobre-esse-site/duvidas-e-erros/report_question/11