11 anos
O maior site de teatro do Brasil
Conheça mais
Teatro pelo mundo
Leia nossas matérias especiais
Leia mais

Peças para download

Download de peças de teatro

Baixe centenas de peças teatrais: desde autores clásicos até novos dramaturgos. E publique suas peças também.

Acessar

Comunidade teatral

Comunidade de teatro

Divulgue seu currículo ou procure atores para seu projeto e também troque conhecimento com outros profissionais da área.

Acessar

O mundo da arte

mundo da arte - artigos teatrais

Artigos, notícias e matérias especiais sobre o mundo do teatro e da arte em geral. Aqui você encontra sua revista online e multimídia.

Acessar

Tenho percebido que muitos jovens têm demonstrado interesse em fazer teatro. Talvez muitos estejam apenas influenciados com a glamourização que a televisão dá à profissão do ator, e sinto que muitos acabam vivendo um grande dilema: fazer um curso livre de teatro, ou um curso profissionalizante?

Acontece, que na esteira dessa avalanche de interessados, muitos aproveitadores criam cursos, oficinas, e tudo quanto é curso ligado as artes cênicas, apenas para obterem vantagens financeiras, pois, muitos se quer possuem os conhecimentos e técnicas necessários para ministrarem um curso que forme alguém.

É difícil a escolha entre um curso livre ou um curso profissionalizante, isso passa muito pelo que você quer para o seu futuro. Se você quer mesmo viver do teatro, é bom que faça um bom curso profissionalizante (existem muitos pelo país), pois, você precisará do DRT, que é o registro profissional que permite o exercício da profissão. Mas, se você quiser levar o teatro como um hobby, também existem muitos cursos livres de teatro, e de muito bom nível.

O importante é que você se informe com as pessoas que freqüentam os cursos, para não cair em arapucas que estão armadas à cada esquina, prontas para pegar o primeiro desavisado que passar pela frente.

Seja um curso livre, ou um profissionalizante, o importante mesmo é que você queira realmente inserir o teatro na sua vida, pois nunca é demais lembrar, que fazer teatro, não é tão simples como talvez possa aparecer, por isso, escolha com critério, até mesmo para não perder dinheiro e tempo, com algo que você não quer de verdade.

Pense o teatro como algo que venha de sua alma, não como um veículo que lhe levará à fama. Acho que, se começar por aí, a escolha ficará menos difícil, pois curso livre ou curso profissionalizante, vai ser apenas uma questão de escolha, de como você quer usar o seu talento e sua vocação.

E, não tenha pressa para isso, vá com calma, pois, não existe a hora certa para o nascimento de um ator ou atriz, muitos nascem após anos de exercícios, empenho, sacrifícios, e muitos, e muitos cursos, livres e profissionalizantes.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar