11 anos
O maior site de teatro do Brasil
Conheça mais
Teatro pelo mundo
Leia nossas matérias especiais
Leia mais

Peças para download

Download de peças de teatro

Baixe centenas de peças teatrais: desde autores clásicos até novos dramaturgos. E publique suas peças também.

Acessar

Comunidade teatral

Comunidade de teatro

Divulgue seu currículo ou procure atores para seu projeto e também troque conhecimento com outros profissionais da área.

Acessar

O mundo da arte

mundo da arte - artigos teatrais

Artigos, notícias e matérias especiais sobre o mundo do teatro e da arte em geral. Aqui você encontra sua revista online e multimídia.

Acessar

Quando a televisão foi criada, não se imaginou que o então aparelho que foi colocado como principal objeto nas salas das famílias, acabaria tendo tanta influência na vida das pessoas. Mas o fato é qual o tal aparelho inofensivo, se tornou um instrumento por demais perigoso.

É claro, e não cabe aqui maiores contestações, que quando bem aplicada, a televisão acaba atendendo e suprindo certas necessidades de informação que as pessoas de uma maneira geral têm. O problema é a sua má utilização e certas influências que de uma forma ou de outra ela acaba gerando.

Poderia descrever aqui inúmeras influências que a televisão é capaz de provocar nas pessoas, desde modos, maneiras e comportamentos, até opiniões e opções político-partidárias, mas o que me interessa descrever aqui é a influência que a televisão tem sobre os jovens e os seus desejos de se tornarem um artista.

Que o fascínio provocado pela televisão é grande, também não se discute, só que é justamente esse fascínio, misturado ao glamour das festas e da vida cotidiana dos artistas que a televisão mostra, que acaba influenciando e confundindo o jovem quanto a sua opção pela vida artística.

É óbvio, que a maioria do jovens de hoje em dia que dizem para todos que querem ser artistas, não sabem, aliás, não têm a mínima idéia do que estão falando, pois talvez o que eles queiram de verdade é apenas aparecerem na televisão, serem famosos, e fazerem parte deste glamour mostrado pela televisão.

Talvez esses jovens nem sejam de todo culpados, na realidade, muitos dos pais que também influenciados pela televisão, fazem de tudo para colocarem seus filhos em evidência, e não medem esforços para torná-los o “artista” da hora, sequer imaginarem, o quão é sofrida e difícil a vida de um artista de verdade, e também têm suas parcelas de culpa.

Não estou aqui para desdenhar o sonho de ninguém, muito pelo contrário, acho até que aqueles que sonham em serem artistas, trabalharem na televisão, serem famosos, devem, enquanto são jovens, esquecerem um pouco tudo isso, e focarem única e exclusivamente em suas formações. Estudem, leiam, invistam em seus conhecimentos, pois a fama é efêmera e jamais deve ser o objetivo.

E essa caixa mágica que enfeita a nossa sala, exerce mesmo um fascínio e uma influência quase que hipnótica sobre todos nós, por isso, precisa-se tomar muito cuidado em não misturar o que é apenas uma vontade de se ver ali na tela da televisão, vivendo toda aquela vida de glamour, da profissão de artista, que na verdade, não tem nada do glamour, e é feita de sacrifícios e construída degrau a degrau, até se consolidar em uma carreira de sucesso.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar