É carnaval e só

Mais um ano o reinado de Momo toma conta do país e de norte a sul, de leste a oeste, por toda parte, só se fala em carnaval. A descontração toma conta das pessoas que saem as ruas apenas para serem felizes. É mesmo impressionante o poder que esta manifestação popular, a maior do mundo, tem de transbor-dar pelas ruas, alegria e euforia.

 

Nesse período carnavalesco, tudo passa a ser secundário, teatro, cinema e até mesmo a televisão, acaba se rendendo e espremendo sua grade de programação para transmitir a folia dos quatro cantos do país. E não adianta torcer o nariz que tudo lhe fará lembrar que estamos em pleno carnaval. Goste você ou não, a prioridade é informar tudo sobre a maior festa popular.

 

E essa festa, mesmo parecendo só ter lugar para alegria e descontração, tem outros lados, que quem só pensa em brincar e extravasar, ás vezes nem percebe. Tem o lado que enaltece e divulga a cultura do país, mostrando a diversidade cultural de um país continental como o nosso. É frevo, é maracatu, é boi bumba, é jongo, é afoxé, o samba, e outros tantos, uma variedade de ritmos e danças, de encantar qualquer um, até os que dizem não gostar. Duvido que ninguém nunca se sacudiu a som de algum desses ritmos!

 

Tem também o lado empreendedor e industrial, pois para realização da festa, pequenas indústrias se formam em cada canto do país, recrutando milhares de trabalhadores e profissionais que constroem as estruturas que servem de base para toda essa grande folia. O carnaval, talvez seja, dentro do segmento cultural, aquele que mais gera emprego e o que oferece a maior diversidade de mão de obra qualificada e não qualificada.

 

Tem ainda o lado financeiro e econômico, pois o carnaval, seja lá onde ele esteja acontecendo, movimenta uma enorme quantia de dinheiro e faz a economia local e do país prosperar. Talvez não haja no país, nenhum evento a altura desta festa popular que arrecade tanto em tão pouco tempo. São vários os segmentos que se beneficiam com este evento cultural e para o bem da saúde econômica e financeira do país, apoiar, divulgar e incentivar o carnaval sempre fará bem a todo mundo, até mesmo para quem não gosta de carnaval.

 

Então, rendemo-nos a esta grandiosa manifestação popular chamada carnaval, que invade as ruas dos quatro cantos deste país e se torna o acontecimento mais importante durante quatro dias, trazendo festa e alegria. Um festa de muita importância, que mesmo aqueles que a acham apenas mundana e de apelo sexual, servindo tão somente para proliferar vícios, não tem como negar, pois o carnaval contribui tanto economicamente, quanto culturalmente e como um grande evento de entretenimento.

 

Bem, para aqueles que são loucos por carnaval, que brinquem, extravasem e aproveitem até o dia de rasgar a fantasia, sempre com muita responsabilidade. E para aqueles que não querem nem ouvir falar desta festa, um bom descanso, uma boa leitura, ou um bom filme, enfim, uma boa diversão.