O Ator Analfabeto

Você quer ser ator? Você se acha um ator? Pois saiba que o pior ator é o ator analfabeto (mera coincidência com o Analfabeto Político de Brecht, ou talvez não)

Tendo a oportunidade de ler os emails que são enviados ao portal Oficina de Teatro, me deparei com uma situação absurda: 90% de todos os emails recebidos são de pessoas pedindo para serem aceitos na oficina de atores da Globo, de pessoas querendo uma oportunidade de trabalhar com teatro e se dizendo “atores talentosos” e etc.

Acontece que esses “atores talentosos” não são capazes nem ao menos de escrever corretamente, de se expressar ou simplesmente de conceituar “Teatro”. Erros ortográficos primários são constantes nesses emails. Percebi que boa parte deles não faz a menor idéia do que seja o teatro, a arte de interpretar. Num desses emails, uma certa pessoa mencionou ser capaz de “imitar qualquer pessoa” e ainda conseguir - pasmem - “mudar de personalidade”. Conheci duas pessoas assim na minha vida: uma está internada num hospital psiquiátrico; e a outra é o amigo imaginário dessa primeira.

Não só nesses emails, mas também ao vivo e à cores, pude até mesmo contracenar com “atores” desse tipo, que, têm dificuldade de ler, escrever, e quase nada sabem do básico do teatro.

Mas porque isso seria importante? Porque, digo eu, o ator nasce no cérebro, passa pelo corpo e termina na aura. E uma mãe fraca, anêmica, que nem água bebe direito, dá à luz a que espécie de bebê?

Um ator que não estuda a fundo, que não conhece as diversas linhas de pesquisa e de pensamento teatrais que perambularam e perambulam pelo meio artístico, um ator que não conhece e compreende o que passaram os grandes mestres do teatro, o ator que nunca leu ou pouco leu peças das mais diversas épocas, estudou suas interpretações ou aquele ator que ignora a poesia, a literatura e a consciência fundamental contemporênea das obras, jamais, digo eu novamente, JAMAIS será capaz de atuar com arte.

Talvez seja por isso que o teatro é uma profissão que não é considerada profissão, uma arte prostituída, uma vez que qualquer analfabeto ignorante está trabalhando am algum lugar do meio e obtendo um fajuto DRT.

Eu já estive algumas vezes em um palco. Mas não me considero um ator. Tenho um bloqueio corporal que não quero trabalhar. Talvez se eu trabalhasse arduamente contra isso, teria alguma chance, mas não é minha praia. Sempre elogiaram meus textos, e, salve por minha mãe (que me acha o melhor ator do mundo), nunca elogiaram fervorazamente meu trabalho em cima do palco. Eu, talvez, poderia ser um bom ator, mas preferi seguir outra trilha no teatro, descobrindo, cada vez mais, a importância intelectual nessa arte.

É bom citar Stanislavski, pois não me agrada esse seu gênero naturalista aristotélico para o teatro (que Brecht criticou por muito tempo até se render, de certa maneira, à ele - e que talvez um dia eu também). Creio que com a chegada e popularização do cinema, não faz mais sentido usar essa “realidade” no palco, mas isso é outro assunto, muito complexo por sinal. O que quero dizer é que mesmo não concordando, gostando ou usando, é FUNDAMENTAL conhecer e estudá-lo. Não só Stanislavski como todos os outros.

Além disso, o ator deve saber ler, escrever, conhecer a história geral e estar atualizado com os fatos que regem o destino do mundo. Um ator deve ser culto, deve ter mais sede de aprender do que de estrelar. Um teatro não é um palco de desfiles, não é um carro que te leva à fama e muito menos o divã de um psicanalista: é uma universidade onde ninguém nunca vive o suficiente para se formar.

O Portal Oficina de Teatro, tem o projeto Teatropedia, onde você pode começar seus estudos. Mas não pare por aí: vá em frente, discuta nos fóruns, desbrave territórios intelectuais, aventure-se pelo desconhecido e colete riquezas que lhe servirão de base para todos os obstáculos que você encontrar na arte e na vida!

Se você tem um rostinho bonito, um corpo atraente e um tio que é produtor da Globo, talvez você consiga um papel em Malhação. Mas quando sua beleza se for, seu corpinho engordar e seu tio morrer, você será somente um analfabeto, nada mais do que isso.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar