Sucesso X Fama

O que é mais importante para um artista? O sucesso, ou a fama? É uma dúvida que assombra a maioria das pessoas, principalmente as que iniciam na arte, seja ela qual for, teatro, cinema, dança, etc. Um grande amigo meu, deu-me uma definição que acabei achando perfeita: “Sucesso é ser bem sucedido naquilo que nos propomos fazer” Ele tem razão! Isso é a mais pura verdade!

Muita gente que pensa em fazer arte hoje em dia, e procura principalmente o teatro, chega com a intenção de poder estar o mais rápido possível, fazendo parte da novela adolescente da televisão, e assim, se tornar a celebridade instantânea do momento. Será que essas pessoas buscam o sucesso, ou querem somente a fama?

A fama e a notoriedade a qual muitas pessoas são guindadas da noite pro dia, só demonstram que o conceito está invertido, pois faz as pessoas acreditarem que o mais importante é a fama, que ela sim dará o sucesso almejado. Mas, o que faz essas pessoas serem famosas, ganharem popularidade, se quase sempre elas não têm nada para mostrar, além de bíceps e silicones?

É triste ver pessoas submeterem-se ao ridículo de se exporem em programas do tipo “reality shows“, afim de obterem apenas seus quinze minutos de fama, e depois? Depois, sempre acabam fazendo qualquer coisa para continuarem na mídia, pois não existe nenhum trabalho consistente que justifique tal exposição.

Muitos passam uma vida inteira longe dessa fama efêmera e passageira, mas, são extremamente bem sucedidos naquilo que se propuseram. Quantos escritores são bem sucedidos, premiados, consagrados, renomados, e não têm um por cento da fama dessas celebridades instantâneas? De certo, você já ouviu falar em alguns deles. Você acha que eles não têm sucesso?

Existem uma diferença enorme no conceito de fama e sucesso que se tem hoje em dia, e muito disso, se deve à televisão, que pinta o artista como um semi-deus, que vive uma vida de rei e rainha, regada a festas e badalações, onde o mais importante é o vestido do estilista famoso, ou o novo par de silicones, ou ainda, o romance com fulano de tal, e daí?

É muito duro alcançar o sucesso, não é uma tarefa simples, mas quem o quer, deve buscá-lo dia-a-dia, incansavelmente, sempre focado no objetivo de realizar aquilo que se propôs fazer, e pelo qual, espera conseguir agradar o maior numero de pessoas, para assim então, receber o reconhecimento e conquistar a fama.

Não vale a pena perder tempo correndo atrás de quinze minutos de fama, pois eles chegam e vão embora do mesmo jeito. Um trabalho contínuo e com um objetivo, pode até demorar para alcançar o seu reconhecimento e conseguir o sucesso, mas, com certeza, obterá muito mais do quinze minutos de fama.

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar