A obra de William Shakespeare é considerada um marco na literatura mundial. A importância dos sonetos e peças de teatro do poeta de Stratford-Upon-Avon pode ser vista até mesmo na língua inglesa, que foi unificada pela obra de Shakespeare.
Contudo, uma pergunta fica no ar: quem foi William Shakespeare?
Durante séculos, muitos questionaram a real identidade do dramaturgo inglês. Há diversas teorias, como a de que Shakespeare foi uma espécie de "laranja" para um ou mais autores nobres que não podiam se identificar e até mesmo a teoria de que Shakespeare nunca existiu (ou pelo menos esse não era o seu nome).
A teoria é levada a sério por muitas pessoas. Em 1853, uma mulher de New England, chamada Delia Bacon, foi ao cemitério durante a noite, levando uma pá, com o objetivo de cavar o túmulo de Shakespeare para provar que não havia nada lá. No entanto, ela foi presa antes de conseguir cumprir sua missão.
Falando no túmulo do poeta, lá existe uma mensagem curiosa, para não dizer suspeita:
Livra-te, meu amigo, pelo amor de Jesus, De remexer na poeira encerrada aqui, Bendito seja o que evitar estas pedras, E Maldito o que incomodar os meus ossos
Qual seria a razão para gravar essa maldição na tumba do autor? Talvez nunca saibamos, porém, essa mensagem é usada como mais uma evidência pelos adeptos da teoria da farsa.
Dentre as várias evidências que levam muitas pessoas a crer na farsa de Shakespeare, algumas podem até fazer sentido:
Talvez muitos podem dizer: a quem importa se Shakespeare é uma farsa? O importante é que alguém escreveu toda aquela obra e hoje podemos nos regojizar com seus textos.
Pode ser verdade, porém, imaginem toda a história por trás disso (caso realmente o autor seja uma fraude), imaginem tudo o que poderia vir a tona, todas as razões políticas e sociais por traz da farsa?
Recentemente foi lançado um filme (Anônimo), falando sobre essa teoria. Contudo, vamos combinar algo: não levem esse filme muito a sério, ele não possui embasamento.
Façamos assim: usem os comentários abaixo e deixem suas opiniões e idéias sobre esse caso.
A Importância do Teatro, o povo, o governo e a desvalorização - Por Ramon Vitor
Apesar de não receber o seu devido valor sempre, indiscutivelmente o teatro é fundamental na formação cultural e pessoal de qualquer pessoa.
Ele nos faz conhecer mais sobre a nossa própria cultura que a cada vez mais as pessoas não dão o devido valor, apesar de esta ser uma identidade, carregada por todos nós. Entretanto, em 2009, foi feita uma pesquisa pelo Instituto da Cidadania com jovens de 15 a 24 anos, abordando temas gerais da vida, como lazer, trabalho, escolaridade e sexualidade. E o que mais chama atenção é a abstinência cultural do jovem brasileiro:
23% nunca leram um livro
39% nunca foram ao cinema
62% nunca foram ao teatro
59% nunca foram a um show musical
52% nunca estiveram numa biblioteca fora da escola
O que mais chama a atenção, é que mesmo um espetáculo teatral sendo considerado muito mais rico que um filme no cinema, os números apontam que os brasileiros vão muito mais a cinemas que a teatros. Percebe-se que o acesso ao cinema é muito maior que ao teatro. Por que não o oposto? O teatro dentro de sua composição tem muito mais cultura a apresentar para nós do que um filme que às vezes até trazem obras vazias.
Nas crianças, o teatro ajuda na formação e no desenvolvimento, que assim irá despertar o desejo por conhecimento. Com toda certeza, ele deveria ser acrescentado na educação básica de todo jovem brasileiro, pois ele traz entretenimento, informação e cultura uma forma prazerosa e bem divertida.
Se acrescentado nas grades curriculares, o aluno teria mais vontade e desejo pelo estudo, já que poderia ser uma aula descontraída e divertida, mas, claro, ao mesmo tempo trouxesse muita coisa de ensino ao aluno.
Há espetáculos que são especificamente para o público jovem, tratando de assuntos que lhes lembram e lhes aproximam mais diretamente. Mas também há muitos outros espetáculos a que os jovens também podem assistir. Formidáveis peças de teatro são universais, que atingem tanto o adulto quanto o jovem e a criança.
O Povo
Outra pesquisa, um pouco mais recente, realizada pelo Ipea no final de 2010, mostra que:
"Metade dos brasileiros nunca foi a cinema, teatro ou museu"
Quase 60% da população brasileira nunca foi a um teatro ou a um show de dança e aproximadamente 70% jamais foi a museus ou centros culturais.
Segundo o Ipea, o desenvolvimento cultural depende do contexto urbano em que a população é inserida e a dificuldade de acesso a equipamentos culturais é apontada como um dos fatores para criar barreiras.
“A classe média brasileira diz que cultura é importante, mas se questionada sobre a frequência dela nestes espaços, é possível observar que ela prefere consumir. É o velho modelo importado dos americanos. No tempo livre, a população escolhe comer em um restaurante, por exemplo, do que gastar o dinheiro com livros ou música”, afirma o artista plástico Carlos Dalastella. (Trecho retirado deste texto do site gazetadopovo)
Não é questão de tempo, poder aquisitivo, consumismo. É questão de ter um pouco de esforço e pensamento próprio. Não há como negar, o brasileiro é acomodado em relação ao conhecimento. Algumas dificuldades podem até serem explicadas, mas não são desculpas para estagnar o seu desenvolvimento como pessoa, cidadão. Não são desculpas para você esquecer a literatura, a música boa, o seu conhecimento.
Hoje, o teatro não mais ocupa o centro da vida das pessoas e tornou-se uma arte "das minorias". Não venho a dizer que uma arte insignificante, nem uma arte a desaparecer, mas, sua capacidade de persuasão na vida de cada um não pode competir com a da televisão e nem do cinema. Entretanto, enquanto a televisão está cada vez mais a dispor da Mesmice e da busca pela a maior audiência, o teatro mudou, ou melhor dizendo, aumentou a liberdade que lhe permite explorar territórios novos... Tanto na escrita, como na encenação.
Vocês que estão lendo, já fizeram visitas ao teatro? Já foram a outras instituições culturais? A museus? Qual é a sua familiaridade com o teatro?
Você sabia que a platéia é o membro mais respeitado no teatro? E é para você que todos os esforços dos atores e da equipe técnica se somam, preparando o melhor espetáculo. Este que poderá ser uma grande experiência, com a qual poderá aprender muito e levar diversas lições com apenas uma peça.
A face, a identidade de uma origem cênica é infinitamente mais que a mera exibicão da notação de um estilo marcante. Ela é o ponto a partir do qual uma cena devolve a total liberdade diante da obra, e que não obriga a pessoa mudar seu ponto de vista, ou sua maneira de pensar, mas aplicar e redefinir aquilo à sua situação.
Governo É de se notar que principalmente no nosso país, assim como muitos outros programas culturais, o tetro tem falta de patrocínio e incentivo, o governo não incentiva o consumo da cultura nos momentos de lazer. O que será que facilita a ida do público ao teatro? O que facilita a ida do teatro até o público? Promover e baratear os ingressos, ter maior divulgação pelos meios de comunicação. A internet está ai, e cada vez crescendo mais, por quê não explorar esse meio? A adequação de transportes e a construção de centros culturais principalmente na periferia das cidades podem dar maior acesso ao teatro. A publicidade atrai a grande massa como público, publique isso, exponha essas mudanças. A formação de um público de teatro, tem como objetivo a ampliação dos freqüentadores podendo, e criando SIM o hábito de ir ao teatro, na parcela atingida da população. Concluindo, se tiver a oportunidade de ir apreciar as peças teatrais, não pense duas vezes, vá e conseguirá perceber o quanto esta cultura pouco considerada vale muito a pena. A desconsideração do teatro é uma triste realidade, mas ela existe. Seria legal que isso mudasse, mesmo que aos poucos... As novas gerações vêm mudando ultimamente, alguns estão tendo mais contato com a arte de um modo mais geral. Seja por seus sonhos, estes desenham, compõem músicas e poemas, e isso já é um início... Agora é torcer por uma mudança de hábitos.
Broadway significa em inglês "Avenida Larga", e em Nova Yorque existem várias "Broadways", mas uma delas se tornou referência e até nome próprio: Trata-se da Manhattan Street, onde hoje se concentram 39 grandes teatros profissionais que mantêm peças em cartaz por anos.
Ao dizer hoje "Teatro Broadway", estamos falando, na verdade, de todos esses teatros profissionais e peças ali apresentadas. Muitos o consideram uma forma teatral. O fato é que o "Teatro Broadway" é o mais lucrativo e talvez famoso centro teatral do mundo. Representa o mais alto nível profissional e comercial do teatro.
O porquê chamamos esse aglomerado de teatros como se fosse uma coisa só, entenderemos mais adiante.
A história da Broadway remonta a própria história do teatro nos EUA. Mas sua fama e popularidade começa no séc. IXX, com a concentração de teatros em Manhattan e também devido a acessibilidade que a classe média obteve às apresentações. Era um sucesso. Mas o cinema mudo, que ainda não representava uma concorrência forte, evoluiu e adquiriu som sincronizado, o que o popularizou e começou a esvaziar as salas da Broadway, que sofreram mais ainda com a Grande Depressão que derrubou a economia americana.
Em 1943 a história começa a mudar com a estréia de "Oklahoma", que atraiu o público de volta aos teatros, batendo um recorde de mais de duas mil apresentações. Mais espetáculos surgiram, batendo recorde sobre recorde de tempo em cartaz e, rapidamente, a Broadway se tornava o mais alto nível teatral do mundo. Em 1947 é criado o Tony Awards, uma espécie de "Oscar do teatro" que visava, principalmente, premiar os melhores da Broadway.
Hoje a Broadway definitivamente se consolidou no topo de linha teatral. Suas peças e musicais são famosos no mundo inteiro e, em muitas montagens, os teatros são obrigados a fazer mais de uma apresentação diária quase todos os dias da semana.
A maioria dos donos de teatros e produtores da Broadway são membros da The Broadway League (A Liga Broadway), que administra e negocia externamente todos os teatros como um todo, fazendo com que tudo se torne uma coisa só: O Teatro Broadway, o que podemos imaginar como se fosse um cinema com várias salas.
Veja os teatros presentes na Broadway e os espetáculos em cartaz:
Com mais de 400 ilustrações, esta obra aborda o teatro primitivo, das civilizações islâmicas, indo-pacíficas, da China, do Japão, da Grécia, de Roma e Bizâncio; analisa a arte do palco da Idade Média, da Renascença e do Barroco; passa pela era da cidadania burguesa, e do naturalismo até o presente, acompanhado de vasta bibliografia e de um índice remissivo.
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DICIONÁRIO DE TEATRO
Patrice Pavis
O Dicionário de Teatro, de Patrice Pavis, é uma obra conhecida internacionalmente, vem enriquecer enormemente a nossa bibliografia especializada, devendo constituir-se em valioso instrumento para o ensino e o conhecimento do teatro. Em seus 560 verbetes, traduzidos por professores e pesquisadores do campo, são sintetizadas e discutidas as grandes questões da dramaturgia, da encenação, da estética, da semiologia e da antropologia da arte dramática, o que constitui numa suma do saber sobre a história, a teoria e a prática da criação teatral.
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A PREPARAÇÃO DO ATOR
Constantin Stanislavski
O livro difunde idéias que transcendem interesses meramente profissionais ou de estudiosos dos problemas do teatro. É, na verdade, o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e do seu semelhante.
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A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM
Constantin Stanislavski
Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o 'Sistema Stanislavski'. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações - cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo.
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A CRIAÇÃO DE UM PAPEL
Constantin Stanislavski
A criação de um papel' é um livro para todos os profissionais e estudantes de teatro. Neste volume, Stanislavski trata do trabalho do ator no desenvolvimento de um papel e dos problemas que poderá enfrentar no palco. Faz avaliações de cenas, estuda as atitudes dos personagens em relação ao texto e ao contexto das obras etc.
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MANUAL MÍNIMO DO ATOR
Dario Fo
O Manual aponta, de forma didática e divertida, como construir personagens, cenários e texto teatral. O autor acentua a importância do improviso e da mimica que marcam o seu estilo.
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O ATOR INVISÍVEL
Yoshi Oida
Neste surpreendente manual prático da arte de representar, o ator, diretor e professor japonês Yoshi Oida - integrante desde 68 da companhia teatral de Peter Brook, em Paris -, demonstra toda a amplitude e profundidade de sua experiência das técnicas de representação, do Oriente e do Ocidente, do tradicional e do experimental, do texto escrito e do improvisado, do cinema e do teatro, do corpo e da voz.
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A ARTE DO ATOR
Jean-Jacques Roubine
Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, este livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dellarte e à cena romântica, embora o seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 50, com o pós-guerra.
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IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO
Viola Spolin
Este livro é uma espécie de bíblia dos educadores em jogos dramáticos e na arte do teatro. Manual útil para atores profissionais e amadores, professores e crianças. Para a escola e os centros comunitários oferece um detalhado programa de oficinas de trabalho. Aos diretores de teatro propicia uma compreensão dos problemas enfrentados pelos atores e das técnicas para solucioná-los. Promove, ainda, uma discussão dessa atividade na educação, na dança, na psiquiatria, na convivência social e na criatividade artística.
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O TEATRO E SEU DUPLO
Antonin Artaud
Ensaio de Antonin Artaud (1938) em que o autor desenvolve a ideia da necessidade, para o teatro moderno, de reencontrar a dimensão metafísica presente nos mistérios
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Obrigado à todos que colaboraram. Continuem enviando suas sugestões! Vamos enriquecer essa lista!
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O currículo do ator é, basicamente, como qualquer outro currículo: Possui os dados pessoais, os cursos e os trabalhos já realizados.
Porém, existem alguns detalhes que diferenciam o currículo de ator de um currículo normal. Portanto, dou aqui algumas dicas:
1- A foto e a descrição do perfil: É importante que seu currículo possua fotos de rosto e de corpo inteiro (aconselhamos roupas justas para mostrar melhor o seu porte e traços físicos - Mas isso depende muito do trabalho desejado) Como o o instrumento de trabalho do ator é o corpo, é importante mostrá-lo no currículo. (Mas calma lá: Não vá colocar uma foto pornográfica ou erótica).
Uma pequena observação quanto às fotos: Mesmo que você seja muito gordo(a) ou muito magro(a), tenha cicatrizes enormes, seja careca, seja muito baixinho(a) ou muito alto(a), etc, não tente esconder nada disso, pois no mundo do teatro todo biotipo é procurado, e se você esconder, omitir ou mentir sobre algum aspecto de seu físico ou trabalho, você só estará perdendo seu tempo e o tempo dos outros.Já o seu perfil, faça o mesmo: Indique seu peso, sua altura, cor dos olhos, cor e tipo dos cabelos, cor da pele, etc.
2-Cursos e trabalhos: Indique todos os cursos de teatro/tv/cinema, oficinas/workshops, palestras, etc, que você fez .
Indique também os trabalhos já feitos. Sugerimos que deixe claro que tipo de trabalho foi, como e quem foi. Por exemplo: Peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, ano 2003, direção de Fulano. Personagem interpretado: Romeu. Temporada de dois meses no Rio de Janeiro no teatro Tal.
3-Mídia: Dizem os mais experientes que o verdadeiro currículo do ator é o jornal. Guarde e use todos os artigos de jornal, flyers, notas, colunas, fotos, guias culturais, etc. Qualquer coisa sobre algum espetáculo que tenha sido divulgada na mídia impressa e que contenha seu nome, é de grande valia para incrementar o seu currículo. Você pode xerocar os mais importantes (ou todos, se quiser) e anexar ao seu currículo. Mantenha também uma pasta organizada com todos esses recortes.
4-Videobook: É caro e não são todos que têm, por isso não vamos dizer que é extremamente necessário. Mas que ajuda, ajuda. E muito. Na verdade nem precisa ser um vídeobook profissional, basta ter algum de seus trabalhos filmados. Assim, um diretor ou uma Cia, poderão ver com mais detalhes como é o seu trabalho, como você fica em cena, etc…
Currículo On-line: Isso, claro, não é essencial. Mas pode lhe render uma ótima visibilidade, portanto, caso ainda não tenha feto, crie o seu perfil de artista aqui em nosso site e coloque seus dados curiculares para ser encontrado(a) poe interessados.
Espero ter ajudado.
Qualquer outra dúvida, use o fórum de discussões.