Peças de teatro
Início Buscar peças Enviar peça

Alceste

- Publicidade -
Alceste é, a um tempo, o mais antigo drama de Eurípides que sobreviveu e o único anterior à Guerra do Peloponeso. A distância entre Alceste e As filhas de Pélias, sua primeira tragédia, é de quase 20 anos; trata-se, indubitavelmente, da obra de um poeta experiente e maduro.

A peça foi apresentada em Atenas nas Dionísias Urbanas de -438 e fazia parte de uma tetralogia, na qual ocupava o quarto lugar, habitualmente reservado aos dramas satíricos. As outras peças eram As Cretenses, Álcmeon em Psófis e Télefo. A tetralogia de Eurípides foi classificada em segundo lugar, e o primeiro lugar coube a Sófocles.

Hipótese

Alceste relata a lenda de Admeto, rei de Feras, o amigo de Apolo que escapou da morte graças à dedicação e sacrifício de sua esposa, Alceste, que se oferecera para tomar o seu lugar. Mas tudo acaba bem quando o poderoso Héracles, a caminho de seu 8º Trabalho, intervém e consegue trazer Alceste de volta, depois de lutar contra o próprio Tânato.

Até hoje há uma certa controvérsia quanto à exata natureza desta peça. Segundo alguns eruditos, pelo "final feliz" e pelo tom levemente humorístico de algumas passagens ela é mais condizente com um drama satírico ou com uma tragicomédia do que com uma tragédia. A maioria, no entanto, reconhece em Alceste uma verdadeira tragédia, pois esses elementos podem ser encontrados em diferentes graus nas demais tragédias de Eurípides. {ultimatesocialbuttons}
Baixar a peça
Downloads: 4550 | Tamanho: 106.5 KB
Download
Autor: Eurípedes
Gênero: Drama
Personagens: 10
Licença:

Link quebrado ou conteúdo impróprio, mal formatado, mal escrito ou em desacordo com nossas regras? Clique no link a seguir: Denunciar essa peça

Comentários   

+2 #1 Leticiaaaa 13-03-2014 16:35
Ótima peça! Parabéns, é muito legal o trabalho de vocês e obrigada por disponibilizare m peças para download.
Citar

Deixe seu comentário


Código de segurança
Atualizar