Peças de teatro
Início Buscar peças Enviar peça

Édipo Rei

- Publicidade -
Escrita por volta de 427 a.C., trata de uma parte do mito de Édipo, especificamente sua investigação sobre o assassinato de Laio e de sua própria origem. Esta peça é a segunda na chamada "trilogia tebana" de Sófocles a ser escrita, mas descreve eventos que ocorrem antes dos narrados em Antígona e Édipo em Colono.

Considerada por Aristóteles, em sua obra Poética, como o mais perfeito exemplo de tragédia grega. Até hoje é estudada e discutida e tem grande influência na cultura universal.

O mito de Édipo Rei é um dos pilares da psicanálise clássica. A definição do Complexo de Édipo remonta a uma carta enviada por Freud a seu amigo Fliess, em que discute relações de poder e saber num drama encenado tipicamente por pai, mãe e filho.

Em "A verdade e as formas jurídicas", Michel Foucault fez uma análise das práticas judiciárias da Grécia antiga através da história de Édipo contada por Sófocles. {ultimatesocialbuttons}
Baixar a peça
Downloads: 18010 | Tamanho: 492.64 KB
Download
Autor: Sófocles
Gênero: Terror
Personagens: 10
Licença:

Link quebrado ou conteúdo impróprio, mal formatado, mal escrito ou em desacordo com nossas regras? Clique no link a seguir: Denunciar essa peça