- Publicidade -
Ambientada no sertão nordestino, a peça Papo-amarelo narra a saga e a luta pela sobrevivência de dois cangaceiros – Trincheira e Cascavel. Após intenso tiroteio com a volante, os dois são baleados e ficam entregues à própria sorte na caatinga. Enquanto esperam o resgate pelo Capitão, discorrem sobre a vida, a morte, a fé, a amizade e o amor, afora outros temas inerentes à condição humana.
Nesse ínterim, vários episódios ocorrem enriquecendo o enredo da peça como, por exemplo, a chegada do cangaceiro Mandacaru fugido da peleja com a volante. Numa discussão fútil, Mandacaru alveja Trincheira no abdômen. Por seu turno, Trincheira reage e acerta Mandacaru, matando-o com um tiro no peito.
Debilitado, Trincheira ainda tem esperança que o Capitão apareça para salvá-lo. A espera dura a noite e a madrugada inteira. Porém, para a sua infelicidade e a de Cascavel, quem aparece é o sargento Quincas com a volante, executando os dois fora-da-lei num final trágico e sanguinolento.
Papo-amarelo estriba-se na peça Esperando Godot, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, para discutir a fé e a expectativa que o ser humano cria no seu imaginário na tentativa de reverter situação que lhe é adversa. Por tudo isso, Papo-amarelo é uma peça para ser representada por quem acredita e quer conhecer mais a fundo a complexidade humana.
{ultimatesocialbuttons}
Baixar a peça
Downloads: 2340 |
Tamanho: 75 KB
Autor: Paulo Jorge Dumaresq
Gênero: Tragédia
Personagens: 7
Licença: Direitos Reservados
Link quebrado ou conteúdo impróprio, mal formatado, mal escrito ou em desacordo com nossas
regras? Clique no link a seguir:
Denunciar essa peça