Peças de teatro
Início Buscar peças Enviar peça

Atormentado

- Publicidade -

Atormentado

(Adaptação)

 

 

Este texto está sob licença Creative Commons.

 

Qualquer utilização da obra para montagem, leitura dramática (com ou sem fins comerciais,)entrar em contato com a autora pelo facebook .

Não é permitido fazer qualquer tipo alteração do texto  ou adaptação sem prévia autorização da mesma.

 

 
Ferdinando Fraccadore Vetorazzi nasceu em Crotone, um pequeno vilarejo nas montanhas situado na região da Calábria no sul da Itália. Foi criado sob a doutrina católica, teve uma infância difícil ao lado do pai Giuseppe que o educou com austeridade e da mãe Francesca, mulher beata, submissa e superlativa que passou parte de sua vida correndo atrás do
marido, este  sempre envolvido com mulheres do povoado. Entre elas, Amparo mulher bela e fogosa que não pensava duas vezes em afrontá-la. Ferdinando ainda criança ,descobriu o desejo carnal ao ver os seios nus de Amparo durante uma briga entre ela e sua mãe. Tímido, morria de vergonha dos escândalos que a mãe produzia cada vez que se encontrava com a rival. A imagem de parte do corpo nu de Amparo ficou entranhada em sua memória. Ele descobriu o prazer solitário dentro do banheiro de sua casa, mas para sua infelicidade foi flagrado pela mãe que decepcionada o acusava de pecador. Arisco ao contato físico e demonstrações de afeto, Ferdinando encontrou num violino velho um alívio momentâneo para sua culpa e seus questionamentos.
Abandonado por seu pai, que viajara para o Brasil com a desculpa esfarrapada de ir apenas à procura de trabalho, Ferdinando ainda jovem passou a ser arrimo de família já que sua mãe abatida com o abandono passava o resto de seus dias largados sobre a cama. Aos vinte anos, Ferdinando se envolveu com Amparo. Por uma noite ela foi mais que uma amiga. Mas uma tragédia abateu-se em sua casa. Sua mãe falecera de uma maneira brutal enquanto ele se deliciava nos braços da rival. Ferdinando se culpara pela morte da mãe e colocara em xeque a existência de Deus. Sozinho e sem perspectiva de vida, Ferdinando decidiu viajar para o Brasil a procura do pai e de respostas que tanto o afligia.
A rigidez a inflexibilidade e as imposições constantes de regras impunham limites em suas ações e seus pensamentos. Ele passou a acreditar que o lhe era imposto era o certo. O excesso de rigidez e a devoção fervorosa ao catolicismo fizeram com que ele criasse um padrão mental de comportamento implacável, provocando assim um sentimento de autopunição que só trazia sofrimento aos outros e a si próprio. Porém ele não era um homem mau. Apenas não sabia lidar com pessoas, muito menos com a vida. Ele era capaz de amar intensamente e odiar na mesma proporção. Inteligente, corajoso e de espírito empreendedor tornou-se um empresário de sucesso internacional, mas a culpa, a saudade da mãe, a falta de amor do pai e o ciúme doentio que nutria pela esposa não permitiam que ele encontrasse felicidade em lugar algum. Até que um fato inusitado lhe trouxesse de novo a razão.
 

 

O Título foi alterado de (grão VIzir para Atormentado)
 

{ultimatesocialbuttons}
Baixar a peça
Downloads: 1521 | Tamanho: 219.5 KB
Download
Autor: Patricia Franconere
Gênero: Drama
Personagens: Não Informado
Licença: Creative Commons

Link quebrado ou conteúdo impróprio, mal formatado, mal escrito ou em desacordo com nossas regras? Clique no link a seguir: Denunciar essa peça