Artigos Diversos

Assim Assado

15:40. Quarta-feira. 50 e-mails.
Internet, internet. Cansaaaada.
Travesseiro. Opiniões.
Chegou um e-mail do Chris.
Oficina de teatro. www.oficinadeteatro.com
Maravilha!

15:58 PERFEITO.
Vou escrever novamente numa revista eletrônica.
Café, torradinha. Internet. Dieta, Tatiana, não esqueça!
"Editora Thomson, boa tarde"!

Coca gelada. Será melhor um chá quente?
Louça de ontem, roupa da semana.
Dormir cedo, hoje eu juro!

Garoa, vento forte. Silêncio.
10 e-mails. Ai ai.
Ansiedades, ruído da natureza. Alma agitada.
Música. Um trovão. Ops! Eu tenho medo de trovão!!!

Roupa limpa, Nick.
Editora, livros, livros. Inquietada, eu?
Outro trovão.
Sobre o que vou escrever na minha primeira coluna?
Que dúvida…

Felicidade. Entusiasmo.
Renato. Trimmmmmmmm!
Não atendo, pronto!
O que eu vou falar pra esses leitores?
É melhor me apresentar antes de mais nada.

Café, café e café.
Batalhas políticas, jornal. Governo. PT.
Impostos, impostos e impostos. Eita, Zé Dirceu, que palhaçada, hein!?

Trimmmmmm. De novo?
Janela fechada. Tudo fechado.
Vem chuva brava hoje.

Internet, internet. Livros, livros.
Já sei, vou escrever contando para eles o quanto sou agitada e o quanto gosto de opinião.

Editora.
Raciocínio. Tenho 2 testes semana que vem, nossa..
Devagar.

Pensamentos, ansiedades boas.
"Amor, vem cá! Cadê o Thiago, hein??"

Cansei. Banho.
Genial, tive uma idéia!!!!!!

"Amor, você me chamou?
Esquece, já faz um montão de tempo".
Tempo. Passa, né? Caraca…

Sexo, cigarro. Free, ok?
Água. Coca-cola.
Pão francês. Medo de avião.

Tempo, tempo. Dizia Cazuza que ele não pára.. aff!

Vem jantar vocês dois!!!! Não vou chamar de novo!!!
Mais trovão. Hoje vem…

Metida, eu??? Eu sou legal!
Eu posso não ser a miss simpatia Paulista, mas sou gente boa sim!

Música baixa. Francamente…..
Diário de nós dois. Preciso olhar o blog agora.
Aliás, para quem quiser: http://diariodenosdois.zip.net

Confusa e inquieta, eu?
Só impressão.

Prazer, me chamo Tatiana Cavalcanti, tenho 29 anos e a partir de hoje, a gente se vê por aqui todas as segundas e quintas…

Críticas, sugestões ou pancadaria?
taticavalcanti@uol.com.br

O Ator Analfabeto

Você quer ser ator? Você se acha um ator? Pois saiba que o pior ator é o ator analfabeto (mera coincidência com o Analfabeto Político de Brecht, ou talvez não)

Tendo a oportunidade de ler os emails que são enviados ao portal Oficina de Teatro, me deparei com uma situação absurda: 90% de todos os emails recebidos são de pessoas pedindo para serem aceitos na oficina de atores da Globo, de pessoas querendo uma oportunidade de trabalhar com teatro e se dizendo “atores talentosos” e etc.

Acontece que esses “atores talentosos” não são capazes nem ao menos de escrever corretamente, de se expressar ou simplesmente de conceituar “Teatro”. Erros ortográficos primários são constantes nesses emails. Percebi que boa parte deles não faz a menor idéia do que seja o teatro, a arte de interpretar. Num desses emails, uma certa pessoa mencionou ser capaz de “imitar qualquer pessoa” e ainda conseguir - pasmem - “mudar de personalidade”. Conheci duas pessoas assim na minha vida: uma está internada num hospital psiquiátrico; e a outra é o amigo imaginário dessa primeira.

Não só nesses emails, mas também ao vivo e à cores, pude até mesmo contracenar com “atores” desse tipo, que, têm dificuldade de ler, escrever, e quase nada sabem do básico do teatro.

Mas porque isso seria importante? Porque, digo eu, o ator nasce no cérebro, passa pelo corpo e termina na aura. E uma mãe fraca, anêmica, que nem água bebe direito, dá à luz a que espécie de bebê?

Um ator que não estuda a fundo, que não conhece as diversas linhas de pesquisa e de pensamento teatrais que perambularam e perambulam pelo meio artístico, um ator que não conhece e compreende o que passaram os grandes mestres do teatro, o ator que nunca leu ou pouco leu peças das mais diversas épocas, estudou suas interpretações ou aquele ator que ignora a poesia, a literatura e a consciência fundamental contemporênea das obras, jamais, digo eu novamente, JAMAIS será capaz de atuar com arte.

Talvez seja por isso que o teatro é uma profissão que não é considerada profissão, uma arte prostituída, uma vez que qualquer analfabeto ignorante está trabalhando am algum lugar do meio e obtendo um fajuto DRT.

Eu já estive algumas vezes em um palco. Mas não me considero um ator. Tenho um bloqueio corporal que não quero trabalhar. Talvez se eu trabalhasse arduamente contra isso, teria alguma chance, mas não é minha praia. Sempre elogiaram meus textos, e, salve por minha mãe (que me acha o melhor ator do mundo), nunca elogiaram fervorazamente meu trabalho em cima do palco. Eu, talvez, poderia ser um bom ator, mas preferi seguir outra trilha no teatro, descobrindo, cada vez mais, a importância intelectual nessa arte.

É bom citar Stanislavski, pois não me agrada esse seu gênero naturalista aristotélico para o teatro (que Brecht criticou por muito tempo até se render, de certa maneira, à ele - e que talvez um dia eu também). Creio que com a chegada e popularização do cinema, não faz mais sentido usar essa “realidade” no palco, mas isso é outro assunto, muito complexo por sinal. O que quero dizer é que mesmo não concordando, gostando ou usando, é FUNDAMENTAL conhecer e estudá-lo. Não só Stanislavski como todos os outros.

Além disso, o ator deve saber ler, escrever, conhecer a história geral e estar atualizado com os fatos que regem o destino do mundo. Um ator deve ser culto, deve ter mais sede de aprender do que de estrelar. Um teatro não é um palco de desfiles, não é um carro que te leva à fama e muito menos o divã de um psicanalista: é uma universidade onde ninguém nunca vive o suficiente para se formar.

O Portal Oficina de Teatro, tem o projeto Teatropedia, onde você pode começar seus estudos. Mas não pare por aí: vá em frente, discuta nos fóruns, desbrave territórios intelectuais, aventure-se pelo desconhecido e colete riquezas que lhe servirão de base para todos os obstáculos que você encontrar na arte e na vida!

Se você tem um rostinho bonito, um corpo atraente e um tio que é produtor da Globo, talvez você consiga um papel em Malhação. Mas quando sua beleza se for, seu corpinho engordar e seu tio morrer, você será somente um analfabeto, nada mais do que isso.

O Teatro pode ser popular?

Muito se discute sobre a popularização do Teatro e a dificuldade que é aproximá-lo de todas as camadas sociais, o tornando assim, uma arte de massa. Ora, como se explica, uma arte que tem como essência retratar as questões de uma sociedade, não conseguir atingí-la como um todo?

Alguns dizem que o alto preço dos ingressos acaba afastando o público de baixa renda, outros dizem que o teatro é elitista por natureza e afugenta os menos favorecidos que o acham por várias vezes imcompreensível. Mas, será que o diabo é assim tão feio como se pinta?

Está certo que por vezes o cenário não é mesmo favorável e o caminho da aproximação entre o Teatro e o povo não é nada fácil, mas ele não é nem elitista quanto parece e nem tão caro que não se possa pagar. Talvez o problema seja muito mais cultural do que financeiro, ou outro qualquer que se queira nomear.

E qual o caminho para essa popularização? Não sei dizer ao certo, mas posso afirmar que certas atitudes contribuem e muito, para a aproximação do teatro e a sociedade. E uma popularização não se atinge da noite para o dia. É necessário primeiro, formar o público que se interesse pelo Teatro.

Muitas associações e entidades de classes, ou até mesmo algumas prefeituras, têm feito esforços no sentido de levar o teatro o mais perto possível de sua população, subsidiando espetáculos, organizando mostras, realizando festivais e eventos culturais gratuítos, em busca de ofertar ao povo um pouco mais da arte do Teatro.

Pode ser pouco? Pode! Mas, como todos sabem, o caminho até a popularização é longo. Só que são atitudes como estas, que dão mostrar de que o teatro pode sim ser popular, pois quando alguém se dispõe a levá-lo à população, esta não se furta a prestigiá-lo.

Que cada um então, a sua maneira, possa dar sua pequena contribuição para que o Teatro possa estar cada vez mais perto da população, o fazendo assim, cada vez mais popular.

Testes para a Globo

Muitos de vocês têm se perguntado “Como consigo participar de um teste para a Globo?” Talvez esse seja o único objetivo de você, leitor, que, ao clicar nesse artigo para lê-lo, espera encontrar uma receita fácil para que semana que vem você já esteja participando de Malhação.

Se você não é um desses, provavelmente é porque já possui mais tempo de teatro e sabe muito bem como a coisa funciona. Quer uma receita para entrar na Globo? Então ei-la: CONTATOS.

Muitos também chamam de Q.I. (Quem indica). Posso afirmar que a maioria dos novos “atores” da Globo estão ali por indicação. Já reparou que têm rostinhos bonitinhos, corpinhos gostosinhos e NENHUM talento?

Muitos colunistas já andaram escrevendo aqui no Oficina sobre isso. Se realmente há testes para entrar na Globo, provavelmente são poucos, pois se fossem regra não haveria um ator sequer em Malhação e boa parte do elenco das outras novelas estariam vendendo picolé ou trabalhando como promotores de palestras por causa das suas belas figuras.

Vez ou outra, algum diretor com a cabeça no lugar, sabe o que quer e sabe que precisa de rostos novos MAS com talento. Então sai a caça fazendo testes por várias cidades. Esses testes não são divulgados e também somente pessoas indicadas vão lá fazer o teste.

Resumo: na TV, e muitas vezes no teatro, os CONTATOS que você tem são o fator X na sua carreira.

É fato que em qualquer profissão, a pessoa que tem mais e melhores contatos se sobresai. E no meio artístico, isso fica bem mais explícito. Comece a fazer contatos. Por onde começar? Que tal nosso fórum de discussões? Muitos atores, diretores, produtores o frequentam. Mostre e troque conhecimento ali, conheça novas pessoas  e aumente sua rede.

O Fórum de Discussões do Oficina de Teatro foi renovado e possui um sistema altamente útil para trocar idéias, conhecer pessoas, trocar mensagens particulares, fazer lista de contatos e estar sempre por dentro. Veja nosso fórum renovado, aprenda mais e faça parte agora mesmo de nossa enorme comunidade de artistas e aspirantes - É Grátis - Clique aqui para acessar!

Ok, terminando o jabá, vamos continuar: Além dos contatos virtuais, vá mais além: frequente mais o teatro, faça contatos nas produções, esteja por dentro dos acontecimentos artísticos de sua região e vá a  luta.

Não há pessoa sequer no mundo que irá discordar de mim nisso. Mas uma coisa todos concordam também: Sem talento e estudo, tudo fica mais difícil e as chances de sua carreira acabar logo no início são altíssimas.

Avante, pessoas!

Cursos de Teatro

Quer estudar teatro? Então, atenção! Do mesmo modo que existem muitas pessoas, principalmente adolescentes, numa busca ilusória e desesperada pela fama da TV, também existem os canastrões e canalhas sem escrúpulos que tentarão arrancar dinheiro desses pobres coitados.

Estou falando das escolas mais-que-medíocres de teatro.

Já vi muitos outdoors e anúncios desse tipo de escolas de teatro, que por fazerem propaganda pesada em meio ao “povão”, são os que mais arrebanham desinformados sonhadores.

Em minha cidade, por exemplo, tem uma escola que espalha anúncios do tipo “Prepare-se para atuar na TV”,  “Seja um ator de televisão”, “Fale bem em público e perca a timidez”, e até “Seja um ator da Globo”.

Todos esses anúncios, certamente, vão despertar um grande interesse naqueles que nunca estiveram no meio teatral e que sonham em ser estrelas globais. E o nível desses anúncios fazem parecer que a coisa mais fácil do mundo é ir para a Globo depois que se estuda na dita “escola”.

Mas a verdade é que essas escolas são podres. São a escória do teatro reunida num antro de enganação.

Por isso, antes de começar no teatro, pesquise sobre escolas, converse com quem tem mais experiência, seja sensato(a)! Entrar numa escola errada lhe dará uma visão errada do teatro e definirá de forma errônea a sua opinião sobre a arte da interpretação.

A importância daquele tal de DRT

Outro dia, conversando com um leitor desta coluna, ele perguntou: TATI, qual a importância exata do DRT?
Não sei. Exata, não sei. Como é que eu posso saber a importância exata de um documento?

{mosimage}Um fato é que a gente precisava regulamentar as coisas, precisava fazer de”ser artista” uma profissão exercida como as outras: com documentos!
Aí inventaram o tal do DRT para quem quer fazer TV, teatro ou ser técnico. Antes você passava pelo exame teórico (uma prova tipo vestibular) e se classificado ia pra prova prática. Você tinha 3 minutos para apresentar um trecho de comédia. 3 minutos pro trecho do drama. Tínhamos direito à réplica. E esperávamos ansiosamente
pelo resultado. O exame da banca era o vestibular dos atores. Um terror!
Normalmente, a banca tinha um índice de reprovação de quase 80%. Alto pra cacete. Sempre foi desta forma e me disseram que continua igualzinho. A não ser que o esquema do sindicato mude, que a gente não tenha corrupção comendo pelas beiras lá dentro e que a gente seja mais bem preparado nas escolas de teatro que não dão as alunos o DRT.

De outro lado tem questões práticas. Eu tirei DRT depois de 10 anos completos de teatro. Nunca precisei, nunca pediram
e tive a sorte de trabalhar sempre. Ou seja, para mim não foi fundamental mas acho válido sim. Acho válido porque a gente fica
com a sensação de mais segurança, acho válido porque a gente pode reclamar.

A famosa faca de dois gumes. Se você é talentoso pra cacete, se tem o privilégio de estar sempre em cartaz, se pode e acontece
o DRT não há de ser tão importante. Caso contrário será. Um produtor que quer espizinhar porque não foi com sua cara, logo vem
com a pergunta que faz gelar: TEM DRT? SE NÃO TIVER NÃO FAZ O TESTE!
Faz parte, tem que ser. Hoje em dia todo mundo quer ser artista da Globo, tá preparado pra fazer novela, tira a roupa e pede emprego no Zorra Total. Tudo artista. Até Sheila Mello virou atriz (essa com méritos considerando que soube que está estudando sem parar pra ser melhor!)!!! Do Tchan pras coxias com Fernanda Montenegro!!!!Sim. É preciso passar todos os candidatos a artistas por uma peneira. Que peneira, sua maluca? O DRT por si só é uma peneira. Seja pela banca, seja pela escola. Tem que estudar de algum jeito.

O DRT é o sinal de que você percorreu algum caminho já. Ninguém entra para fazer exame de banca sem ter o mínimo de muita noção do que está fazendo. Se fizer vai pagar um mico triste de ver. Significa que alguma coisa foi feita, assimilida e que ali tem talento ou no mínimo, disciplina. Um menino que vai pra escola de teatro profissional pode não ser o mais talentoso do Universo mas vai aprender técnicas, vai se disciplinar, vai tentar. Tentando com força ele consegue e sai de lá com o DRT.
Na verdade o DRT não pode, não deve e não é medidor de talento. Mas nos dá a vaga idéia de que algo de certo e bom foi feito.
Tá certo quer a gente ouve aí uma, duas ou três histórias de gente que comprou o DRT. Mas me custa acreditar que isso será regra,
que essa moda vai pegar, que a gente tá aqui ralando e estudando de palhaço.Não é não. E mesmo que a moda pegue a gente sai ileso porque fez certo.

O DRT é importante?
Continuo a dizer: Não sei exatamente. Mas acho válido.

PS: Feliz 2006 pra todo mundo e desculpem a ausência!!!

taticavalcanti@uol.com.br