A discriminação do artista
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Last Updated on Friday, 06 September 2013 17:56
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Published on Monday, 26 May 2008 19:52
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Written by Paulo Sacaldassy
Engraçado, enquanto a gente segue nossa sina de forma anônima no meio da multidão, levando nossa arte, as pessoas que nos cercam, quase nunca acreditam em nosso talento, e as pessoas que não nos conhecem quase sempre nos discriminam. Pergunto à vocês: Quantos já não foram chamados de loucos, vagabundos, e outras coisas do tipo, só por ser um simples artista perdido no anonimato?
Cheguei a conclusão que as pessoas só reconhecem como artistas, os atores e atrizes que aparecem na novela das oito, ou o cantor, cantora ou banda, que tem sua música tocada exaustivamente nas rádios, fora isso, mais ninguém é considerado artista, tamanha a discriminação.
Não sei se alguma vez vocês sentiram ou presenciaram alguma manifestação de discriminação contra algum artista desconhecido pela grande maioria, talvez sim, isso é muito comum em barzinhos, onde músicos, sempre desconhecidos, tocam a noite toda como se fizessem mero acompanhamento para um bate-papo informal.
E as peças com atores desconhecidos? A dificuldade de colocar público no teatro se torna quase uma missão impossível. Na maioria das apresentações, o público é formado, na sua maioria, por nossos amigos e familiares, que ao final, nos falam duas ou três palavras de incentivo, mas quase sempre nos aconselham a voltar a vida normal.
Não consigo entender porque o artista que se tornou conhecido do grande público, tem mais valor do que o artista que faz o seu trabalho ainda no anonimato. Talvez a psicologia possa dizer alguma coisa. Quem sabe não é algo sobre o exemplo a seguir. - Fulano está na mídia, eu quero ser igual à ele! É até compreensivo, mas o que não é, é o desrespeito e o preconceito contra os anônimos.
Se a pessoa está ali, se apresentando como artista e você ali, como espectador, subentende que de alguma maneira, você veio prestigiar aquele artista desconhecido, certo? Então eu lhe pergunto: Por que desvalorizar esse trabalho? Neste fim de semana mesmo, presenciei um caso desse. Na escola onde estudam minhas filhas, houve uma apresentação de um grupo de música desconhecido do grande público, que diga-se de passagem, de muito talento, e que foram contratados para a festa do dia dos pais, mas o que ocorreu? Alguns pais, motivo final daquela apresentação, simplesmente discriminaram os músicos, que ali no palco, se empenhavam para passar algo agradável, permitindo que seus filhos, gritassem, corressem, pulassem, de uma tal forma, que me coloquei no lugar daqueles músicos, e me senti muito constrangido. Não tive dúvidas sobre o que escreveria!
O que o artista quer, é simplesmente o reconhecimento de sua arte. Que ele seja respeitado, mesmo que seja um anônimo, porque aliás, naquele instante em que ele se apresenta à você, está deixando de ser anônimo, e se você prestar atenção somente no talento, não desrespeitá-lo, nem discriminá-lo, quando se der conta, vai encontrá-lo trabalhando na novela das oito, ou cantando a sua canção preferida, e aí então, o que você vai mais querer, é que ele lhe dê, um concorrido autógrafo.
O artista é bom quando ele é bom no que faz, não precisa estar na mídia, por isso, quando você for assistir à alguma apresentação de um artista desconhecido, assista-o como se fosse seu fâ número um, pois ele está ali, fazendo aquilo para você.
Teatro Infantil - Um Subproduto
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Last Updated on Friday, 06 September 2013 17:56
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Published on Monday, 26 May 2008 18:10
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Written by Paulo Sacaldassy
Não é de hoje que se tenta dar ao Teatro Infantil, uma respeitabilidade tal qual a que acontece com o Teatro feito para o público adulto, mas acho que o problema está na forma pela qual o Teatro Infantil é encarado por todos os que o fazem por esse país afora.
Levando-se em conta os inúmeros pedidos de “pecinhas” de Teatro que são solicitadas para serem apresentadas em escolas para comemorar uma ou outra data festiva, chego a conclusão que será muito difícil, o Teatro Infantil ser considerado um produto da arte, pelo menos aos olhos de quem não consegue ver o Teatro Infantil, além de “historinhas para crianças”.
Um outro ponto que ao meu ver faz o Teatro Infantil ter esse aspecto de subproduto de Teatro é o fato de muitos usarem o Teatro Infantil como laboratório para novos atores e atrizes, dando portanto, um caráter de algo sem muita responsabilidade e sem a importância devida, quando teria que ser justamente ao contrário.
Algumas produções até se preocupam em mostrar um trabalho com mais profundidade, capricham nos figurinos, cenários e até nas interpretações, mas a grande maioria, peca pelo desprestígio que dá à uma peça de Teatro Infantil. Por mais seriedade que se tenha na sua concepção, sempre fica no ar, um aspecto de menos responsabilidade.
É óvio que é muito salutar que usem textos de Teatro Infantil como instrumento de apoio pedagógico, levando para as crianças, o lado lúdico contido nessas histórias. Só acho que o Teatro Infantil é tratado com um simplicidade quase que ofensiva, pois a qualquer momento, alguém vem e solicita “pecinhas infantis”, como se escrever uma história infantil, fosse a coisa mais fácil do mundo.
Não sei se existe alguma receita, ou alguma fórmula para mudar esse quadro, e talvez o monstro não seja assim tão feio quanto eu esteja pintado, mas o que eu acho é que há de se fazer alguma coisa para melhorar esse produto chamado “Teatro Infantil”, procurando ao menos, dar uma seriedade e o devido valor que esse Teatro merece.
No dia em que o Teatro Infantil deixar de ser apenas uma brincadeira para criança, não for mais usado de uma forma despretensiosa, e for reconhecido com a grandeza e a importância que merece ter, talvez deixe de ser um subproduto do Teatro, e passe a ser reconhecido como um verdadeiro instrumento de apoio ao desenvolvimento da criança, assim tal como é um livro infantil.
Não quero aqui impor condições e regras, nem tão pouco desfazer-me daqueles que fazem Teatro Infantil com dedicação e seriedade, apenas propor que todos que estejam de uma forma ou de outra, ligado ao Teatro Infantil, repense a verdadeira função que este tem dentro do movimento teatral como um todo, e a única coisa que espero de verdade é que tratem o Teatro Infantil como um verdadeiro produto da arte.