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Pela valorização do teatro

Não é de hoje que se sabe que fazer teatro no Brasil não é nada fácil. Acontece que cada dia que passa, está ficando mais difícil fazer teatro. É chegada á hora de se fazer algo em prol do teatro, queixas já não basta.

 

A classe artística precisa se unir em busca de uma unidade na questão da valorização do teatro, pois, todos nós, corremos o risco de perdermos o nosso espaço pouco a pouco. Depois, de nada vai adiantar reclamar.

 

Hoje o teatro quase não tem espaço na mídia, aliás, para falar a verdade, nun-ca teve, não é mesmo? Mas, quanto mais viramos as costas para o movimento e pensamos apenas em nossas produções, mas afastados do teatro nós vamos ficando.

 

A valorização do teatro só tem a fazer bem à todos, não tenho dúvidas. Sei até que alguns poucos ”don quixotes”, já estão articulando um movimento para essa valorização, o que é muito bom. O que precisamos? É nos juntar à eles. Um intercâmbio maior entre grupos, artistas, diretores e dramaturgos, pode ser muito sadio e contribuir sobre maneira para essa valorização.

 

A força do teatro é imensa, mas parece que nós, que estamos envolvidos com ele, não percebemos, por isso, é que alguns poucos empresários, tem tomado conta das produções teatrais, canalizando para si, incentivos fiscais e fazendo dele, uma arte extremamente comercial que só visa o lucro.

 

É claro que o dinheiro é importante no teatro, quiçá fundamental para manter viva a sua chama, mas não pode ser só isso. O teatro é uma arte que é feita em cada canto do Brasil, muitas vezes com dificuldades, então, é chegada a hora de ser mais valorizado.

 

Que cada grupo, profissional, amador, ou estudantil levante a bandeira da valorização do teatro. E que em cada canto do país, mais e mais pessoas tenham a oportunidade de experimentar o teatro. Só assim faremos dele, uma arte cada vez mais popular.

 

O desinteresse pelo teatro

Muita gente tem procurado cursos e oficinas de teatro, apenas com um intuito: se tornarem artistas de novela. Querem fazer as aulas, montarem o espetáculos do final do ano e só. Ah, e querem sempre o papel principal, senão, fazem biquinhos e abandonam tudo.

Cada dia que passa está mais difícil encontrar pessoas dispostas em formar um grupo de teatro, tanto que a procura por monólogos e textos com poucos personagens tem sido enorme nos bancos de textos que conheço. Eu mesmo venho sentindo esse movimento nos pedidos que me fazem.

Antes, eu pensava que esse movimento de procura por monólogos e textos com pequenos personagens fosse por conta dos custos de produção, que todos nós sabemos que é sempre complicado e caro para textos com muitos personagens, mas tenho chegado a conclusão que o problema é a falta de pessoas.

A maioria quer apenas passar pelo teatro, alguns apenas frequentam cursos e oficinas apenas para enriquecer o currículo, pois o que eles querem mesmo é poderem atuar na televisão. Mas aí existe um paradoxo, pois, ao mesmo tempo que essa gente procura cursos e oficinas de teatro, elas demonstram um total desinteresse pelo teatro, tanto como arte, como movimento artístico, o que é uma pena.

Vocês podem fazer essa pesquisa por conta própria e vão acabar chegando na mesma conclusão que cheguei. Cursos e oficinas de teatro estão sempre cheios de alunos, mas grupos de teatro, quase sempre sofrem problemas com a falta de elenco. Montar um espetáculo com três personagens tem se tornado um grande desafio.

São raros os grupos que conseguem reunir pessoas que comunguem a mesma paixão pelo teatro, isso é coisa de abnegados. Hoje em dia, vale mais correr atrás de um papel de figurante em um curta-metragem, do que dispor as tardes de sábados e domingos, ensaiando um espetáculo teatral.

É, parece que o teatro está ficando cada vez mais uma arte de abnegados mesmo e logo, logo, só assistiremos, monólogos, monólogos e monólogos.

Teatro, sempre uma boa terapia

Não é de hoje que o teatro é reconhecidamente uma arte importante para o engrandecimento do ser humano. Independente de uma pessoa seguir carreira, se formar ator e viver profissionalmente do teatro, o simples fato de praticá-lo, fará desta pessoa um ser melhor, não tenho dúvidas.

A prática do teatro como instrumento de auto-conhecimento faz com que a pessoa encare a vida com outros olhos. Saber conhecer os seus sentimentos, seus desejos e anseios, seus medos, suas vergonhas e aprender conviver com todos eles, é uma conquista que o teatro dá ao ser humano.

Muitas pessoas que conhecem o teatro e optam por não seguir carreira como ator, não estão se importando com fama, elas se acham satisfeitas com aquilo que o teatro pode lhes dar: "o se conhecer melhor a cada aula". Cada vez que essas pessoas pisam no palco para as aulas de teatro, elas se realizam como seres humanos e praticá-lo todos os dias, serve-lhes como uma grande terapia.

Mais e mais as pessoas da terceira idade vem praticando o teatro, é claro que sem nenhum interesse profissional, a prática do teatro serve-lhes apenas para que elas revigorem suas vidas e percebam que ainda são capazes de muitas coisas. O teatro opera milagres, faz com que as pessoas exorcizem os seus demônios e equilibrem-se emocionalmente.

Se todos que procuram o teatro apenas com intuito de o mais breve possível atuarem na televisão, percebessem o quão bem faz o teatro quando absorvido com toda a sua verdade, na certa, teriam um outro pensamento e fariam do teatro um companheiro para vida toda.

Mesmo que o desinteresse pelo teatro se mostre cada vez mais latente, pelo menos no que diz respeito a grupos de pessoas com o propósito de montagens de espetáculos teatrais, o teatro ainda vai permanecer por muito tempo, como um grandioso instrumento de auto-conhecimento do ser humano.

Então, se você gosta de teatro, mas nunca teve a oportunidade de conhecê-lo de fato, procure alguma escola de teatro e faça algumas aulas, sem maiores interesses, você vai ver como se sentirá uma outra pessoa e perceberá como a vida é diferente vista com outros olhos. Exorcize pois todos os seus demônios fazendo teatro e você se sentirá uma outra pessoa, pode apostar!

O teatro a céu aberto

Todo ano é sempre assim, depois de um longo ano de trabalho, as escolas de samba levam às ruas seus espetáculos, verdadeiras óperas urbanas sobre o asfalto. E não há como negar os elementos teatrais ali materializados através de enredos, fantasias e alegorias.

Muitos podem torcer o nariz para o carnaval, isso é questão de gosto, mas assistir aos desfiles das escolas de samba é como assistir a um festival de teatro. Qual o enredo consegue passar melhor a história? Quais alegorias mostram os melhores cenários? E quais as fantasias representam melhor a história? Sem falar no samba, que cumpri o papel de trilha sonoro do espetáculo.

Teatro e carnaval fazem parte de uma mesma arte, a arte de representar. Ou vai dizer que as interpretações apresentadas pelas comissões de frente, ou o bailado dos mestres-salas e portas bandeiras não completam toda a encenação?

Mas é uma pena que toda essa energia e dedicação dispensada ao carnaval, não sirva para alavancar a popularidade do teatro. Os desfiles de escolas de samba mostram o quanto o povo aprecia o teatro, mas no dia-a-dia, isso não se reflete e o teatro permanece como uma arte para poucos.

Acho que mesmo sem esse propósito, o carnaval, através dos desfiles das escolas de samba, acaba oferecendo um pouco da cultura à população. Mesmo que sem se dar conta, o carnaval, além de ser a maior manifestação cultural do país, é sim um teatro a céu aberto.

Independente de gostar ou não de samba, do barulho ensurdecedor dos surdos e tamborins de uma bateria, ou até mesmo de discordar com essa similaridade entre teatro e desfiles de escolas de samba que aqui eu coloco, a essência de um espetáculo teatral se faz presente e isso é latente aos olhos mais observadores.

Bem, como eu adoro teatro e gosto muito de carnaval, vou me preparar para me fartar de assistir meu festival de teatro a céu aberto, esperando absorver muito mais cultura, para que depois, eu venha a enriquecer ainda mais as minhas histórias.

Um bom carnaval à todos e aproveitem para assistir aos espetáculos dos desfiles das escolas de samba com olhos de um espectador de teatro. Deixe o preconceito de lado, pois pode ser que você seja capaz até de surpreender.

vamos improvisando nos palcos e na vida

Improvisar -
Arranjar, fazer, inventar, compor, escrever, falar, improviso.
Todos sinônimos encontrados no Windows Microsoft Word.

No dicionário Larousse:
Improvisar – 1- fazer, organizar sem preparo prévio, com os meios imediatamente disponíveis. 2 – compor sem preparo prévio. 3 - Inventar, forjar. 4 - Desempenhar uma função com a qual não está habituado.

Improviso – 1 - Repentino. Inopinado. 2 - Pequena peça improvisada em versos, madrigal ou canção. 3 - Peça musical curta de forma livre. 4 - De improviso, sem preparo prévio.

Então vamos nos jogar de cabeça e sem medo.
Como diseram anteriormente, em arte, não existe certo ou errado. Existe o que funciona e o que não funciona.

O ato de improvisar tem que ser livre, deixar agir, de acordo com o que a cabeça for pensando e o corpo pedindo, sem um preparo prévio ou ensaios. Mas, OK! Então por que um professor corrige as improvisações dos alunso? Por que até para subverter é preciso ter consistência.

Temos que desenvolver a cada dia uma consciência corporal, que deve nos acompanhar em todos os momentos de nossa vida, não só palco. Temos que prestar atenção nos movimentos, na respiração, na fala, sem esquecer que emprestamos nossos corpos a personagens diferentes de nós. Então a consciência tem que ser dupla. Melhor: múltipla. Do nosso corpo e do corpo do personagem.

Texto Infantil não é textinho

Acho que existe um grande equívoco quando se fala em texto para teatro infantil. Ás vezes pode ser que nem seja de forma pejorativa, mas as pessoas acabam sempre classificando os textos infantis como se fossem algo menor. Texto para teatro infantil não é textinho.

Talvez, escrever um texto infantil não seja muito mais trabalhoso do que escrever um texto para o público adulto devem pensar os leigos. Eles não tem é idéia! Escrever texto infantil é muito mais do que trabalhoso, pois não basta escrever e contar uma boa história, se faz necessário muito mais. Tem-se que acima de tudo, ter o cuidado de respeitar a criança como um espectador.

No afã de se montar um espetáculo de teatro, muitos recorrem aos textos de teatro infantil como se eles fossem mais simplistas, e essa forma de encarar os textos infantis é que me causa profundo descontentamento. Por que esse descaso com o teatro infantil?

Todo esse desrespeito, que começa com o texto, acaba desaguando nas montagens de espetáculos infantis, que são tratadas, na maioria das vezes, não como parte de uma arte, mas apenas como "teatrinho". Quantas vezes você já ouviu: "Vamos ao teatrinho?" Isso é o fim da picada, tanto para quem escreve, quanto para quem atua com o teatro infantil.

Se não bastasse tudo isso e todo o preconceito que ronda o trabalho do teatro infantil, muitas das pessoas que fazem teatro acabam por desmerecer o texto para o teatro infantil e todo o seu processo. Como dizia Tatiana Belinky: "Pecinha é a vovózinha!" É certo que as pessoas querem montar espetáculos infantis, mas respeitem os textos, por favor!

Espero que um dia, os textos para o teatro infantil tenham o mesmo reconhecimento que os textos para o público adulto, e que as pessoas, quando forem montar espetáculos infantis, comecem, no momento da escolha do texto, dando-lhe o devido respeito.

Então, você que acredita no teatro infantil, lembre-se que texto para o público infantil é algo muito sério. Ah, e também não esqueça: Texto Infantil não é textinho. E assim, sempre que for escolher um texto infantil, lhe dê o respeito que todo texto merece, combinado?